Musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil

Professora Orientadora: Tatiane Maranhão

Campo Grande
2011
LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Cronograma do Projeto de Pesquisa 12

LISTA DE SIGLAS

RCNEI Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
TCC Trabalho de Conclusão de Curso
SUMÁRIO

LISTA DE TABELAS 1

LISTA DE SIGLAS 2

1.Introdução 4

1.1. Objetivos da Pesquisa 4
1.2. Justificativa 5
2. Referencial Teórico..............................................................................7
3. Procedimentos Metodológicos..............................................................9
3.1. Descrição da Abordagem.................................................................9
3.2. Fontes deColetas de Dados 9
3.3. Instrumentos de Coletas de Dados 10

4. Cronograma 11

Referências Bibliográficas 13

1. Introdução

A música tem um grande significado na vida de muitas pessoas e em muitos momentos é ela que nos alegra, ou nos deixa tristes, nos faz pensar ou se apaixonar. E se a música tem essa influência em nossos sentimentos e sentidos, porque não utilizá-lapara ensinar. Sabemos que a educação sempre passa por crises com professores que perdem a criatividade e acabam por desmotivar os alunos, com a música acreditamos ser possível recuperar essa motivação perdida, pois está em todos os lugares e não há pessoa nesse mundo, por mais isolada que esteja que não goste de ouvir ou cantar uma canção. Assim por meio desta pesquisa serão levantadas asmelhorias que a musicalização pode causar no aprendizado das crianças e em seu desenvolvimento cognitivo.

1. Objetivos da Pesquisa

• Objetivo Geral

Analisar as contribuições da utilização da música na rotina da educação infantil, investigar quais as habilidades e competências são desenvolvidas e se algumas se manifestam mais do que outras.

• ObjetivosEspecíficos

1. Identificar comportamentos que demonstrem maior interesse quando a música estiver sendo utilizada;

2. Observar se há diferenças de aprendizado entre uma turma que tem a música como rotina e uma turma que não tem;

3. Verificar o comportamento das crianças nos momentos em que a música não estiver sendo utilizada paracontextualizar determinado conteúdo.

2. Justificativa

A música é um bem universal, desde o princípio já se fazia música, é claro que não como conhecemos hoje, mas já fazia parte da vida de nossos antepassados. Todos nós sentimos vários tipos de emoções quando escutamos alguma música de que gostamos, nos sentimos mais, ou menos tristes em razão daquela determinada melodia e issoacontece com qualquer pessoa em qualquer local do mundo. Sendo assim não poderia ser diferente com as crianças. A música tem o poder de desenvolver, de sensibilizar, de equilibrar conforme afirma Bréscia (2003):

“é fonte de crescimento espiritual, enriquecimento da sensibilidade e fortalecimento do ego, condições fundamentais para a realização plena do ser humano na suatrajetória de vida”.

Este instrumento pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, de experiências e é um estímulo para as crianças, torna a aula muito mais atrativa e é encontrada em todas as culturas, é ouvida por todas as idades e em todas as classes sociais. É importante ressaltar que existe a diferença de ritmos e de qualidade da música de acordo com classes eculturas, mas de qualquer forma é um bem comum e a que todos tem acesso em todos os ambientes, como em casa, na igreja, nas festas e etc. De acordo com Bréscia (2003) a musicalização (método em que se constrói o conhecimento musical, exerce um estimulo e contribui para a formação global do ser humamo) é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o...
tracking img