Musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
_____________________________________





MÚSICA PARA EDUCADORES










DOCENTE: ALINE MILMA DOMINGUES
RA: 1050177




LICENCIATURA EM ARTE – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA













Curitiba
2012

_________________________________________________________________________________

Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR
1. DESCRIÇÃO DO PROJETOA proposta deste Projeto de Prática é de que seja escolhida uma história, selecionados personagens, locais, acontecimentos, mudanças climáticas que serão sonorizados. Os participantes deverão escolher ou confeccionar se necessário for, as fontes sonoras usadas. Dentro desse projeto pede-se também que escrevam uma partitura, com a sonorização devidamente registrada. Haverá ensaios paraque a história sonorizada tenha começo, meio e fim sem interrupção. Após a apresentação, é necessário coletar os depoimentos de alguns alunos e o relato do professor responsável pela atividade.


2. PÚBLICO – ALVO



A Prática deverá ser realizada em uma Escola que você tenha acesso para execução do projeto.


3. OBJETIVOS

• Ler e compreender a história

• Construir eselecionar as fontes sonoras que serão usadas

• Escolher os personagens ou trechos que serão sonorizados

• Escrever uma "partitura" com a sonorização escolhida

• Realizar a sonorização da historia

• Coletar depoimentos dos participantes após a sonorização




4. EQUIPE

Esta Prática deverá ser realizada individualmente.




5. CARGA HORÁRIA

Entre em contatocom seu tutor para obter informações referentes à carga horária prevista para esta atividade de prática.

6. METODOLOGIA


Fase 1: pesquisa e seleção da história para a sonorização.



Nos dias 01 e 02 de março de 2012, realizei a pesquisa referente a uma história para ser sonorizada e trabalhada em forma de projeto com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Maria Pereira – EnsinoFundamental. A história escolhida foi “O sítio da vovó Guida”.
A Escola Estadual Maria Pereira se caracteriza por um espaço amplo com 5 salas, 1 refeitório 1 quadra de esportes, oferecendo o atendimento às crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, abrangendo realidades sociais diversificadas.
Durante a permanência das crianças e dos adolescentes além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sãorealizados atividades diversificadas como aulas de dança, de xadrez entre outros que permitirão o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
Nesse sentido a realização do teatro por meio da contação de história de forma diversificada deve estar presente no desenvolvimento dos alunos para que possa estimulá-los para o hábito da leitura e incorporá-la em seu dia a dia favorecendo cadavez mais sua aquisição de conhecimentos durante toda a vida acadêmcia.



Fase 2: construção e escolha das fontes sonoras que serão utilizadas na sonorização


No dia 08 de março de 2012, iniciei o desenvolvimento do projeto, na sala do 6º ano “A” matutino. Então conversei com os alunos sobre a importância da leitura e apresentei a proposta do projeto que deveria contemplar a realização deum teatro após a leitura da história “O sítio da vovó Guida”. Nesse momento expliquei que deveriam sonorizá-la e então confeccionar os materiais e por fim realizar uma apresentação.
Nesse contexto Iniciei a aula contanto a história e enfatizando sobre todos os aspectos que estavam presentes, discutimos sobre os personagens, o local onde a história se passou, entre outros aspectos.
No dia 09 demarço foi realizada a confecção do material que seria utilizado, e a distribuição dos papéis para a apresentação do teatro da contação de história pelos alunos. Desta forma todos puderam dar opiniões e usarem a criatividade para e escolha do material necessário:

• Papel crepon verde (Galhos das árvores);
• Tnt Marron (tronco das árvores);
• Cartolinas coloridas (para fazer as...
tracking img