Musica: desafios e possibilidades (projeto)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmica: Eunice Souza de Morais

1)Delimitação do tema:

Música: desafios e possibilidades

2)Problematização:

Qual a importância de trabalhar a música na sala de aula, para o desenvolvimento da aprendizagem e socialização da criança? E como o educador deve se portar perante a esta forma de ensinar?

3)Hipótese:

A música não deve ser um bem reservado apenas para alguns, poisdeve ser considerada no ambiente escolar como elemento que contribui para o desenvolvimento integral do ser humano. Pois a música auxilia na percepção, estimula a memória e a inteligência, facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que está inserido. Nesse sentido, há uma necessidade de sensibilização por parte dos educadores, assim como um conhecimento mais aprofundado sobre otema. Só assim, poderá se fazer uma educação democrática e acessível a todas as classes sociais.

4)Objetivos

4.1)Geral:

- Analisar a importância da música como forma de promover o desenvolvimento integral do educando, favorecendo uma consciência crítica, uma visão além do conhecimento artístico.

4.2)Específicos:

- Reconhecer as inúmeras funções da música noBrasil, desde a colonização;

- Perceber os inúmeros desafios que o ensino de música enfrenta no espaço escolar

- Estabelecer relações entre a educação estética e a educação artística.

5)JUSTIFICATIVA:

A música sempre ocupou um lugar de destaque na minha vida, desde criança me sentia envolvida pelos sons musicais. Ter escolhido este tema para estar pesquisando sobre, foi uma enormesatisfação. Diante da possibilidade e da necessidade de estar realizando uma pesquisa científica, logo, me perguntei: Por que não conhecer melhor sobre a música? Porque muitas vezes não possuímos uma visão crítica sobre esta temática, passando de maneira despercebida por nós educadores. Haja vista, que possui um leque de possibilidades de se trabalhar e estimular a sensibilidade em nossos alunos.
Arealização desta pesquisa é uma forma de buscar uma compreensão da função da música nos anos iniciais da Educação Básica. Assim como pensar na sua importância para a formação do ser humano. Embora, seja uma possibilidade de desenvolvimento, as instituições escolares a ignoram e percebe-se, que seu espaço é reduzido dia após dia. Provavelmente isso acorra pela falta de conhecimento e por verem namúsica apenas uma maneira de descontração e recurso metodológico, tornando-a dessa forma enfraquecida no ambiente escolar.
Ao longo de leituras já realizadas sobre este tema, os resultados obtidos trouxeram à tona mais curiosidades sobre a música e uma instigante busca pela ampliação do conhecimento sobre sua contribuição para o aprendizado. Loureiro, (2003, p. 128), fala sobre a importância de umaeducação voltada para a transformação, com a intenção de desenvolver no aluno potencialidades fundamentais para o seu desenvolvimento integral.

No contexto de uma educação voltada para a transformação social, a educação musical centra-se na busca do equilíbrio entre o didático e o artístico, propiciando ao aluno a aquisição do conhecimento musical organizado e sistematizado, ao mesmo tempo em quefavorece o desenvolvimento da criatividade, imaginação e da sensibilidade. Uma educação musical inserida na formação integral do indivíduo.

Esta pesquisa tem como intenção contribuir para a reflexão da utilização da música em sala de aula, assim como promover uma ampla discussão voltada para conscientização sobre a necessidade de se conhecer o assunto, para colocá-lo em prática de formacrítica. Como já foi citado anteriormente, é uma possibilidade para o desenvolvimento do aprendizado e sensibilidade do aluno.

6)FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6.1 História da música no Brasil

A Música é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela existe e sempre existiu como...
tracking img