Museus, turismo e globalização: o museu rodin na bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I
CURSO DE TURISMO E HOTELARIA

MUSEUS, TURISMO E GLOBALIZAÇÃO: O MUSEU RODIN NA BAHIA

Arienai Pinheiro Campos[1] Gabriela Celestino Medeiros[2]
Marcus Vinícius Maia de Oliveira[3]

RESUMO
O presente artigo científico tem como objetivo fazer um estudo sobre os museus na atualidade, discutindo osconceitos e caracterizando os museus, os quais, por consequência do processo de globalização, passaram a ser vistos como mercadorias. O artigo propõe ainda uma análise sobre a utilização do museu como atrativo turístico, tomando como exemplos o Museu do Louvre, o Museu do Prado e o Museu de Florença, os quais são constantemente promovidos como atrativos a fim de fomentar o turismo nas localidades em quese encontram. Ao final, fez-se um estudo de caso do Museu Rodin na Bahia, com o propósito de verificar a “mercantilização” dos museus, bem como os impactos gerados pela atividade turística e, consequentemente, pela globalização nos mesmos.

Palavras-chave: museus; globalização; turismo; atrativo turístico; Museu Rodin.
ABSTRACT
This scientific article has as objective to make a study onthe museums in the present time, arguing the concepts and characterizing the museums, which, for consequence of the globalization process, had passed to be seen as merchandises. The article still considers an analysis on the use of the tourist museum as attractive, taking as examples the Louvre Museum, the Prado Museum and the Florence Museum which constantly is promoted as attractive in order tofoment the tourism in the localities where they meet. To the end, was made a study of case of the Rodin Museum in Bahia, with the intention to verify the “mercantilization” of the museums, as well as the impacts generated for tourist activity and, consequently, for the globalization in the same ones.

Key-words: museums; globalization; tourism; attractive tourist; Rodin Museum.

1 INTRODUÇÃOOs museus, seja qual for a sua temática, são hoje cada vez mais estimulados a estabelecer relações, não apenas com seu público específico, mas com a comunidade onde se inserem e suas instituições. Seu acervo e sua infra-estrutura devem atrair o máximo possível de atividades compatíveis com seus espaços e suas funções, que atuem não apenas como formadoras de novos públicos ou como promotoras deuma determinada temática, mas também como forma de aprofundar o seu reconhecimento e o seu diálogo com as suas comunidades.
Com o advento da globalização e do encurtamento das distâncias, os museus tornaram-se mercadorias e o acesso à cultura e arte de outros lugares do mundo tornou-se cada vez mais fácil.
Esse acesso à cultura muitas vezes se dá através da prática do turismo, o qual passou autilizar os museus como potencias atrativos objetivando fomentar a atividade turística em determinadas localidades, a exemplo do Museu do Louvre, Museu do Prado e Museu de Florença.
Neste cenário, é possível perceber a importância dos museus, não só pelo aspecto turístico, mas sim pelo fato de a cultura desempenhar um papel fundamental na sociedade. Partindo-se então do princípio de que a culturadeve servir de base para o desenvolvimento de ações que visem a consolidação de um planejamento turístico, pode-se perceber a importância dos museus neste contexto.
A execução do presente artigo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica em registros escritos e de artigos de publicações acessíveis através da internet. E, para um embasamento teórico, o artigo apresenta conceitos ecaracterísticas de museus, conceitos de turismo cultural e a discussão sobre a utilização dos museus como atrativos.
Definiu-se estruturar o trabalho da seguinte forma: uma introdução; cinco capítulos abordando, respectivamente, a fundamentação teórica, uma análise do estudo de caso Museu Rodin Bahia e a apresentação das considerações finais obtidas.

2 MUSEUS: DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (MUSEU COMO...
tracking img