Museu Hist rico de Arax Dona Beja

275 palavras 2 páginas
Museu Histórico de Araxá Dona Beja

O museu localizado na cidade de Araxá – MG levou o nome da personagem mais famosa da cidade, Dona Beja do século XIX.
O casarão antigo no centro da cidade (parte antiga) hoje é tombado pelo Patrimônio Histórico e dizem os habitantes da cidade que Dona Beja teria morado ali.
No ano de 1965, centenário da cidade de Araxá ele passou a sediar o museu da cidade. O prédio é do século XIX e possui características da sua arquitetura do período colonial mineiro. Sua fachada é branca e possui seis portas azuis e oito sacadas com vista para a rua e grandes janelas.
No seu interior existem salas grandes com pequenos quartos. Possui móveis do período colonial, peças indígenas, louças, oratórios e algumas obras contemporâneas. Nos quartos fizeram uma réplica de móveis e roupas antigas com um retrato da Dona Beja (“Quarto Dona Beja”).
Perguntei a recepcionista e ela me disse que além de turistas que vão para cidade, outro tipo de público são as crianças e adolescentes que não durante a semana com seus professores para visita guiada. Mas geralmente recebem mais turistas.
O estado de conservação do Museu é muito bom, sendo tombado pelo Patrimônio tem que manter um padrão. O que não havia no horário que fui seria um guia local. Pois andei pelo museu apenas lendo as explicações coladas nos objetos (inclusive bem explicado), mas senti falta de uma explicação narrativa de um monitor.
O que me chamou mais atenção foi o prédio em si, além dele ser muito bonito está muito bem conservado.
Gostei muito da visita e pretendo voltar lá novamente.

Ana Luisa Silva

Relacionados