Museu eugênnio teixeira leal - bahia

1130 palavras 5 páginas
RELATÓRIO DE VISITA AO MUSEU EUGÊNIO TEIXEIRA LEAL SALVADOR

INTRODUÇÃO

O segundo semestre do curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira, sob orientação do Professor, Michael Jonas em 20 de Outubro de 2102, às 13:30 realizou visita ao Museu Eugênio Teixeira Leal na cidade de Salvador .
A visita teve como objetivo mostrar como surgiu a criação das moedas e como esta foi inserida e padronizada na sociedade ao longo dos tempos.

HISTÓRICO
A casa da moeda da Bahia foi fundada por uma lei em 8 de março de 1694. A primeira casa da moeda do Brasil foi em Salvador, Bahia em 1965, instalada na Praça do Palácio, na Cidade Alta as primeiras moedas da Bahia datam de 1695 não apresentam letra monetária.
Atuou em dois períodos: 1965 a 1698 e de 1714 a 1830, ano em que seus trabalhos foram encerrados e o serviço de cunhagem foi concentrado no Rio de Janeiro. O primeiro cunhador foi José Berlinque, nomeado em 6 de maio do mesmo ano e logo substituído por Domingos Ferreira de Azambuja, ourives natural da Bahia.
Em 1694, D. Pedro II, rei de Portugal, ordenou que todas as moedas em circulação no Brasil fossem enviadas para a casa da moeda da Bahia e transformadas em provinciais.
A Casa da Moeda do Brasil é ainda responsável pela impressão e produção de selos, papéis fiduciários, barras de ouro, certeiras de identidade, certificados e registros e passaportes. Fabrica dinheiros para outros países da américa Latina e é considerada uma Empresa de proteção Internacional.

DESENVOLVIMENTO
Ao chegar ao museu fui recepcionada e direcionada a sala das moeda, sendo recepcionada por um guia, onde pude conhecer toda a história do surgimento das moedas, e suas várias etapas de evolução e aperfeiçoamento as várias versões e formatos de moedas e as formas como elas eram produzidas, e qual sua importância para se estabelecer os contratos, negocio econômicos nas sociedades.

ONDE TUDO COMEÇOU

Com o Escambo um método de troca de mercadoria por mercadoria utilizado

Relacionados