MUSEU DO RITMO T CNICAS RETROSPECTIVAS RAFAELA E JULIANA OFICIAL

970 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo colocar em prática conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Técnicas Retrospectivas. Trata-se de um estudo direcionado a uma edificação histórica e sua avaliação em três etapas, este caderno consiste na primeira etapa, que se resume a escolha da edificação, e a partir da mesma, fazer o levantamento fotográfico, o cadastro, e a caracterização arquitetônica.
Após pesquisas, a dupla optou pelo Museu do Ritmo, localizado no bairro do Comércio- BA.
A dupla foi recebida pelo funcionário da casa, chamado Antenor, mas por ordens internas, o acesso foi limitado, impossibilitando alguns cômodos da edificação. O motivo do acesso limitado foi feito por ordem do administrador (Maurício Freitas), justificando que o Museu do Ritmo está para sofrer uma restauração em 2015, e algumas coisas já estão em fase teste. Diante da situação, não foi possível o levantamento fotográfico interno. O cadastro em parte foi realizado pela dupla e em parte fornecido pelo órgão administrativo.
MERCADO DO OURO:
O Mercado do Ouro começa ser construído em setembro de 1874, e passa a funcionar em 10 de dezembro de 1879.
O Mercado, originalmente, é em estilo neoclássico. Este edifício em planta poligonal preenche todo o quarteirão e abria suas portas para as ruas vizinhas e para o mar; suas janelas e portas determinavam um ritmo à fachada com suas arcadas e portões em ferro fundido. Acompanhando a composição da fachada, existia uma platibanda bastante característica da época do estilo adotado.

Devido à sua proximidade do mar e ao cais convenientemente adotado, o Mercado do Ouro, como o Mercado Modelo, possuía um cais natural, chamado Cais do Ouro ou Cais Dourado, com a possibilidade de atracação de um grande número de embarcações de cabotagem. O Mercado surge, então, com o objetivo

Relacionados