Museu do holocausto – israel (yad vashem)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Museu do Holocausto – Israel (Yad Vashem) – Moshe Safdie
O museu fica localizado no Monte Herzl, Monte da Recordação, em Jerusalém.
Seu objetivo principal: eternizar a memoria do Holocausto e o ensino das próximas gerações para que as tragédias e suas cenas terríveis não sejam jamais esquecidas.
O projeto de preservação da memoria do Holocausto começou em 1953. O novo museu do Yad Vashem foiaberto ao público em 2003.
O Museu ocupa mais de 4.200 metros quadrados, principalmente subterrâneos, é uma estrutura de prisma triangular que penetra como a montanha de um lado para o outro, com as extremidades dramaticamente para o ar livre. A forma triangular da estrutura foi escolhido para suportar a pressão da terra sobre o prisma ao trazer à luz do dia a partir de cima através de umaclarabóia de vidro de 200 metros de comprimento. A clarabóia permite raios de luz do dia para contraste com áreas mais escuras necessários para apresentações multimídia. Dentro das galerias, a luz entra através de clarabóias localizadas variando de difusa para limpar o vidro, dependendo das necessidades de cada exposição.
Com espaços com diferentes alturas, e diferentes graus de luz acentuam pontosfocais da narrativa que se desdobra.
Toda a estrutura do museu - pisos, parede, interior e exterior - são reforçadas de concreto. Ao longo do prisma, a secção transversal triangular varia, tornando-se mais estreito no centro. A superfície deformada formado por esta variação, amplificado por um piso ligeiramente inclinado, cria uma seqüência de mudança de espaços e dá a ilusão de descer profundamentena montanha. Conforme a rota se aproxima de sua saída do norte, o chão começa a subir e o triângulo abre-se novamente, com a saída irrompendo da encosta da montanha a uma visão dramática da moderna Jerusalém.
Yad Vashem é um complexo de cerca de 18 hectares que contém o moderno Museu da História do Holocausto, vários memoriais, como o Memorial das Crianças e a Sala da Memória, o Museu de Arte doHolocausto, esculturas, lugares comemorativos ao ar livre, como o Vale das Comunidades, a sinagoga, arquivos, um instituto de pesquisa, biblioteca, uma editora e um centro educacional, a International School for Holocaust Studies (Escola Internacional para o Estudo do Holocausto)

Uma das diretrizes básicas para o projeto do museu foi a de criar uma rota visitante ditada pela narrativa emevolução, com um início, meio e fim. A central 180-meter walkway (prism) was built with exhibition galleries on either side. Uma passarela 180 metros-central (prisma) foi construído com galerias de exposição de cada lado.
O museu é composto por galerias temáticas, como o surgimento do nazismo, a invasão da União Soviética, os campos de concentração, a resistência e a libertação.
Em cada galeria,histórias das pessoas que viveram na época são contadas por meio de seus diários, cadernos, fotos de família e até por itens pessoais que elas mesmas confeccionaram enquanto estavam nos campos de concentração. Também são exibidos vídeos com depoimentos de sobreviventes.
O museu é dividido em nove galerias, relata as histórias das comunidades judaicas antes da Segunda Guerra Mundial e da série de eventosque a estas ocorreu começando pela subida dos nazistas ao poder, passando pela perseguição dos judeus, sua expulsão aos guetos, e terminando com a "solução final" e o genocídio em massa. As experiências pessoais e os sentimentos das vítimas do holocausto constituem a base das exibições do museu. Fotografias, filmes, documentos, cartas, trabalhos de arte e itens pessoais que foram encontrados noscampos e nos guetos são uma parte integral da exibição.
Na saída do museu se encontra o Hall dos Nomes, um memorial inspirador contendo mais de três milhões de nomes de vítimas do holocausto, nomes que foram submetidos pelas suas famílias e parentes.
O Salão de nomes em Yad Vashem é o memorial do Povo Judeu a todo e cada judeu que pereceram no Holocausto - um lugar onde eles podem ser...
tracking img