Museu brasil africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SLIDE I –

Historia e Conceito

Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrada pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

O Museu conserva um acervo com mais de 5 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros eestrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico,voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Localiza-se no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no "Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega" – edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950. Oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro euma biblioteca especializada.
naugurado em 2004, o Museu Afro Brasil nasceu por iniciativa de Emanoel Araujo, artista plástico baiano, ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e atual curador do museu. Em 2004, Araújo - que já tentara frustradamente viabilizar a criação de uma instituição voltada ao estudo das contribuições africanas à cultura nacional - apresentou a proposta museológicaa então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Encampada a ideia pelo poder público municipal, iniciou-se o projeto de implementação do museu. Foram utilizados recursos advindos de patrocínio da Petrobrás e do Ministério da Cultura (Lei Rouanet).

Para formar o acervo inicial, Emanoel Araujo cedeu 1100 peças de sua coleção particular em regime de comodato. Ficou decidido que o museu seriainstalado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega. A 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil foi inaugurado, na presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva e de outras autoridades.

SLIDE II
Porque São Paulo

São Paulo, cidade que preza sua ascendência bandeirante, talvez pareça à primeira vista um lugar estranho para sediar um museu destinado a preservar e difundir as heranças negras de nossacultura. São Paulo se orgulha de seu espírito pioneiro e seu extraordinário desenvolvimento propiciado pela imigração a partir do século XIX, quando trabalhadores europeus substituíram a mão-de-obra escrava nas lavouras de café. Depois, ao longo do século XX, sua indústria atraiu outros milhares de imigrantes de todo mundo, sem contar os migrantes de toda parte do país. Assim se forjou ametrópole paulistana e assim se construiu sua auto-imagem. Como se a cidade que se quer cosmopolita e descendente de colonizadores brancos europeus escapasse de certo modo à história de um "outro" Brasil mestiço, onde é flagrante a herança negra na construção de nossa sociedade e nossa cultura.
Entretanto, segundo dados do IBGE, a região metropolitana da Grande São Paulo conta hoje em sua população com33% de negros, categoria que engloba o conjunto das pessoas que se declaram negras quando classificam sua cor e aquelas que o censo qualifica como pardas. É apenas um pouco menos que a média nacional, que é de 44%. Mas a média dos negros em São Paulo (4.1%) não é muito diferente do resto do Brasil (5,4%). Só diminui aqui o número de pardos (28,9%) em relação à média em todo o país (39,9%).
Assim, ametrópole que se pensa como europeia não foge à história do nosso país mestiço e de nossa sociedade multiétnica e multicultural. Sobretudo porque, sendo uma cidade de paulistanos nascidos em toda parte do Brasil e do mundo, São Paulo é uma cidade-síntese, que resume em si toda a riqueza da diversidade étnica e cultural de nosso país, e que, por sua condição cosmopolita, não a isola da...
tracking img