Musculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os músculos inserem-se nos ossos e noutros tecidos conjuntivos pelos tendões. Um tendão muito largo chama-se aponevrose. Os pontos de inserção de cada músculo são a origem e terminação. A origem(ponto fixo) também designada por cabeça, é normalmente a extremidade (ponto móvel) do músculo ligada ao mais fixo dos dois ossos e a sua inserção terminal a extremidade do músculo inserida no osso quesofre maior movimento. A maior porção do músculo, entre a origem e a inserção, é o ventre/corpo. Alguns músculos têm várias origens e uma inserção comum (exemplo bicípe, 2 cabeças).
O músculo queprovoca ação quando se contraí designa-se por agonista e os músculos que trabalham em oposição a outros, movendo uma estrutura na direção oposta designam-se por antagonistas. Os músculos que desempenhamação conjunta para executar um movimento são sinergistas, caso exista nesta situação um músculo que desempenhe a ação central este é o músculo principal. Os músculos fixadores podem estabilizar uma oumais articulações cruzadas pelo principal.

Formas dos músculos


A forma e o tamanho de um dado músculo influenciam, grandemente, a sua capacidade de se contrair e a quantidade de forma queconsegue gerar.
Os músculos multipeniformes – extensão perna- têm feixes que se dispõem em muitos locais em torno do tendão central. Um músculo unipeniforme só tem feixes de um dos lados do tendão, setiver feixes de ambos os lados do tendão é bipeniforme – grande número de feixes inserem-se num tendão concentrando aqui a força de contração.
Nos músculos paralelos os feixes dispõem-separalelamente ao maior eixo do músculo - encurtam-se mais que os músculos peniformes, no entanto contraem-se com menos força. – Os músculos convergentes têm uma base mais larga do que a inserção distal, dando aomúsculo uma forma triangular. – maior força de contração quando comparados aos paralelos. – Os músculos circulares têm os feixes dispostos em círculos em torno de uma abertura e atuam como...
tracking img