Musculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Farias Brito






Músculos






Nome: Hélio Gama Da Silva Júnior
N°:12
Manaus 23 de agosto de 2012
Músculo
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
Os músculos sãoconstituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e asaída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:
1. Despolarização do sarcolema;
2. Estimulação do retículo sarcoplasmático e
3. Ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm umavariedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.
O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual se divide em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
Tipos
Existem três tipos de músculo:
• Músculo estriadoesquelético
• Músculo estriado cardíaco
• Músculo liso
Todos os três tipos musculares têm as seguintes características:
• Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso;
• Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento;
• Podem retornar à forma e ao tamanho originais.
A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-secontratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
Músculo liso
Músculo liso é um tecido muscular de contração involuntária e lenta, composta por células fusiformes mononucleadas.
O músculo liso se encontra nas paredes de órgãos ocos, tais como os vasos sanguíneos, na bexiga, no útero e no trato gastrointestinal. O músculo liso está presente nestes órgãos, pois,por contrações peristálticas controladas automaticamente pelo Sistema Nervoso Autónomo, tem o papel preponderante de impulsionar sangue, urina, esperma, bile...
As células do músculo liso podem também reagir a estímulos vindos de células vizinhas ou a hormônios (vasodilatadores ou vaso constritores). Nestas células, os canais de cálcio induzem contração. São geralmente organizadas em folha ou emfascículos e são mantidas unidas e em contacto intercitoplasmático por gap junctions. No estado relaxado tem forma de fuso, têm de 25-50 um de comprimento e 5 uns de largura.
O mecanismo pelo qual fatores externos estimulam o crescimento e rearranjo destas células ainda não está completamente esclarecido. Pensa-se que fatores como o de crescimento derivado de plaquetas (PDGF), o fator decrescimento do endotélio vascular (VEGF), o fator de crescimento transformante B (TGF-B) e o fator de crescimento dos fibroblastos (FGF) estejam envolvidos. Estas células são capazes de produzir a sua própria matriz extracelular. Quando criadas em cultura fora do organismo, estas células tendem a diferenciar-se num fenótipo sintético, que não é capaz de contrair.

Músculo liso observado emmicroscópio óptico

Músculo cardíaco
O músculo estriado cardíaco é o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio. Também é chamado tecido muscular estriado esquelético cardíaco.
O coração é formado por três tipos principais de músculos:
• Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.
• Atrial contrai...
tracking img