Musculos do membro superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Músculos do Membro Superior

Peitoral Maior
É um músculo espesso, triangular e plano que recobre a região ântero-superior do tórax. Possui origem ampla e inserção única no úmero, adotando assim uma forma de leque.
Origem: Clavícula, manúbrio e corpo do externo; cartilagens costais da 2ª a 6ª e bainha do m. reto abdominal
Inserção: Crista do tubérculo maior do úmero
Inervação: Nervospeitorais mediais e laterais
Ação: Rotação medial, flexão e adução do braço

Peitoral Menor
É um músculo delgado, plano e triangular que está recoberto pelo m. peitoral maior. E como o próprio nome já diz, é menor que o peitoral maior.
Origem: 2ª a 5ª costelas
Inserção: Processo coracóide da escápula
Inervação: Nervos peitorais mediais e laterais
Ação: Anteversão do membro superior e auxilia nainspiração forçada

Subclávio
É um músculo estreito e cilíndrico. Está situado entre a clavícula e a 1º costela.
Origem: 1ªcostela
Inserção: Extremidade acromial da clavícula
Inervação: Nervo subclávio
Ação: Estabiliza e abaixa a clavícula.

Deltóide
É um músculo triangular formado por três porções. Está situado imediatamente sob a pele, recobrindo a cabeça do úmero.
Origem:Clavícula, acrômio e espinha da escapula
Inserção: Tuberosidade deltóidea
Inervação: Nervo axilar
Ação: Adução, abdução até 90º, rotação medial e rotação lateral do braço

O Manguito Rotador
É formado por quatro músculos que são: o supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular. Estes músculos se comparados ao peitoral maior e ao deltóide não têm a mesma dimensão, mas desempenham umpapel fundamental nos movimentos do ombro e cintura escapular. Estes músculos devem possuir não apenas força suficiente, mas também resistência muscular significativa para funcionar apropriadamente.
O manguito funciona na verdade como uma convergência de tendões, semelhante a um capuz ao redor da cabeça do úmero. Os tendões dos quatro músculos se unem a cápsula articular ao redor da articulaçãoglenoumeral e suas principais funções são:
- Potencializar as rotações da articulação glenoumeral, em decorrência da ação primária dos músculos infra-espinhal, redondo menor e subescapular. A rotação lateral é imprescindível durante a abdução da articulação glenoumeral, pois libera a tuberosidade maior do úmero do atrito com o acrômio.
- Estabilizar a dinâmica da articulação glenoumeral. O músculosubescapular é o principal estabilizador dinâmico anterior da cabeça do úmero, enquanto o músculo infra-espinhal é responsável pela estabilização dinâmica posterior. No músculo supraespinhal parece proporcionar uma restrição estática à migração superior da cabeça do úmero. Nos músculos infraespinhal, redondo menor e subescapular exercem ação primária na depressão da cabeça do úmero, em razão desentido oblíquo de suas fibras em direção a esse osso, o que gera um vetor de força no sentido caudal sobre sua cabeça. Na realidade, os músculos do manguito rotador e o músculo deltóide formam um mecanismo force couple sobre a cabeça do úmero, sendo que o vetor de força no sentido cranial exercido pelo músculo deltóide durante a elevação do membro superior é equilibrado pela ação centralizadora edepressora do manguito rotador sobre a cabeça do úmero, resultando em um movimento de rotação harmônica e preciso.
- Proporcionar um compartimento fechado importante para a nutrição das superfícies articulares da cabeça do úmero e da cavidade glenoidal.

Subescapular
É plano, grosso e triangular. Está situado na fossa escapular, ele passa pela face anterior da articulação do ombro para seinserir no úmero.
Origem: Face costal da escápula
Inserção: Tubérculo menor do úmero
Inervação: Nervo subescapular
Ação: Rotação medial e adução do braço

Supra-espinhal
É um músculo grosso, bipeniforme, com formato piramidal que ocupa toda a fossa supra-espinhal da escápula.
Origem: Fossa supra-espinhal
Inserção: Tubérculo maior
Inervação: Nervo Supra-escapular
Ação: Rotação lateral e...
tracking img