Musculo liso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O músculo liso e sua contração
O músculo liso e composto por fibras muito menores, contrastando com as fibras musculares esqueléticas. Muitos dos princípios da contração se aplicam da mesma forma que nos músculos esqueléticos, também nos músculos lisos. O que e mais importante, em sua essência, as mesmas forcas atrativas entre os filamentos de miosina e de actina produzem contração no músculoliso, como o fazem no músculo esquelético.
Tipos de músculo liso
Músculo liso é dividido em dois tipos principias: o músculo liso multiunitário e o músculo liso unitário (ou sincicial). Músculo liso multiunitário. Esse tipo de músculo liso e formado por fibras musculares lisas individualizadas. Cada fibra atua independentemente das demais, e é inervada por uma só terminação nervosa. Alem disso, assuperfícies externas dessas fibras são recobertas por uma fina camada de substancia semelhante a da membrana basal, que e uma mistura de finas fibrilas de colágeno e de glicoproteinas, que isola as fibras individuais de suas vizinhas. A característica mais importante das fibras musculares lisas multiunitárias e a de que seu controle e exercido, principalmente, por sinais nervosos. Isso contrastacom o fato de a maior parte do controle do músculo liso visceral ser por estímulos não neurais.
Músculo liso unitário: Suas fibras estão agregadas em laminas ou feixes e suas membranas celulares aderem entre si, em múltiplos pontos, de modo que a forca gerada em uma fibra muscular pode ser transmitida a seguinte. Alem disso, as membranas celulares são unidas por muitas junções abertas, pela squais os íons podem fluir livremente de uma célula para outra, de modo que um potencial de ação pode passar de uma fibra para outra, fazendo com que todas as fibras se contraiam em conjunto.
O músculo liso unitário também e chamado de músculo liso visceral.
O processo contrátil do músculo liso
A base química da contração do músculo liso
O músculo liso conte filamentos de actina e de miosina,dotados com características químicas semelhantes as dos filamentos de actina e miosina do músculo esquelético. O processo contrátil e ativado por íons cálcio, e a adenosina-trifosfato (ATP) e degradada à adenosina-difosfato (ADP) para fornecer energia para a contração.
A base física da contração do músculo liso
Técnicas recentes de microscopia eletrônicas indicam a organização física. Ela mostragrande numero de filamentos de actina presos aos chamados corpos densos. Alguns desses estão fixados na membrana celular. Outros ocorrem dispersos no interior da célula.
Comparação das contrações dos Músculos Lisos e Esquelético
Embora a maioria dos músculos esqueléticos se contraia e relaxe rapidamente, a maior parte das contrações do músculo liso e representada por contrações tônicas prolongadas,por vezes, durante horas e, ate mesmo, dias. Por conseguinte, e de se esperar que as características, tanto físicas quanto químicas, do músculo liso, quando confrontadas as do músculo esquelético, sejam diferentes. Algumas diferenças são as seguintes: Ciclo lento das pontes cruzadas: O ciclo das pontes cruzadas no músculo liso e muito mais lento que no músculo esquelético, acredita-se que afração de tempo na qual as pontes cruzadas permanecem fixadas ao filamento de actina seja muito mais prolongada no músculo liso. Uma razão possível para a lentidão deste ciclo e que as cabeças das pontes cruzadas tem muito menos atividade ATPasica que a medida no músculo esquelético, de modo que a degradação do ATP que energiza os movimentos das cabeças e muito mais lenta, com a lentidão correspondenteda velocidade do ciclo.
Energia necessária para manter a contração do músculo liso: Apenas 1/10 a 1/300 da energia necessária para a contração do músculo esquelético e requerida para manter a mesma tensão contrátil do músculo liso. Acredita-se, que isso resulte da velocidade muito baixa dos ciclos de fixação das pontes cruzadas e do fato de que apenas uma molécula de ATP e necessária para cada...
tracking img