Muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITARIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA





ALEX WELLYSON SILVA DIAS







TECIDO MUSCULAR









Castanhal2011
TECIDO MUSCULAR

O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras das forçasnecessárias para contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP.
As células musculares têm origem mesodérmica, e sua diferenciação ocorre pela síntese de proteínas filamentosas.De acordo com suas características morfológicas e funcionais, distinguem-se três tipos de tecido muscular. O músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.

MÚSCULOESQUELÉTICO

[pic]
O tecido muscular esquelético é formado por feixes de células muito longas, cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos filamentos, as miofibrilas. Nas fibras muscularesesqueléticas os numerosos núcleos se localizam na periferia das fibras, nas proximidades do sarcolema. Esta localização nuclear característica ajuda a distinguir o músculo esquelético do músculocardíaco, ambos com estriações transversais, pois no músculo cardíaco os núcleos são centrais.
As fibras musculares estão organizadas em grupos de feixes, sendo o conjuntivo de feixes envolvidos por umacamada de tecido conjuntivo chamado epimísio, que recobre o músculo inteiro. Do epimísio partem finos septos de tecido conjuntivo que se dirigem para o interior do músculo, separando os feixes. Essesseptos constituem o perimísio. Assim, o perimísio envolve os feixes de fibras. Cada fibra muscular é envolvida pelo endomísio, que é formado pela lâmina basal da fibra muscular, associada a fibrasreticulares.
Cada fibra muscular contém muitos feixes cilíndricos de filamentos, as miofibrilas, são paralelas ao eixo maior da fibra muscular e consistem no arranjo repetitivo de sarcômeros....
tracking img