Musculacao02 1

9066 palavras 37 páginas
Curso

MUSCULAÇÃO: DO INICIANTE AO
AVANÇADO.

MÓDULO II

Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada. É proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada.

MÓDULO II

5. FORÇA MUSCULAR E SUAS SUBDIVISÕES

Segundo Kraemer e Hakkinen (2004), força muscular pode ser definida como quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode gerar dentro de um padrão específico e com determinada velocidade de movimento.
Existem diversos tipos de força subdivisões nomenclaturas o que muitas vezes leva a uma grande confusão a este respeito. Portanto, vamos trabalhar com os tipos de força mais utilizadas em sala de musculação que são: força máxima ou pura, força rápida ou explosiva e força de resistência.
Força Pura ou Força máxima: de acordo com (Nett, 1970; apud Barbanti,
1979), "é a maior força muscular possível que um atleta pode desenvolver, independente de seu peso corporal". Segundo Weineck (1999), a força máxima representa a maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária.
Força rápida (explosiva): também conhecida como potência. Segundo
Weineck (1999), compreende a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte do corpo (braços, pernas) ou ainda objetos (bola, pesos, esferas, discos, etc.) com uma velocidade máxima.
Movimentos com força rápida são programados, ou seja, são processados através do sistema nervoso central, é o termo utilizado para manifestações da força que envolve grande velocidade de contração. Esta forma de manifestação de força é muito utilizada em atividades que têm por objetivo desenvolver altos graus de força com elevada velocidade de movimentos, como por exemplo, em atletas velocistas, lançadores e arremessadores.
Força de Resistência: para (Stubler e colaboradores,

Relacionados