Musanças históricas

952 palavras 4 páginas
A história, seus fatos e acontecimentos, podem ser divididos em mudanças estruturais e conjunturais.
As mudanças estruturais são aquelas onde ocorre mudança em um ou mais setores de extrema importancia. Ela pode ser dividida em total, parcial e de continuidade ou ruptura. Exemplos de mudanças estruturais são a passagem do feudalismo para o capitalismo, sendo uma mudança total, uma vez que atuou nas áreas econômicas, políticas e sociais. Por ter se tratado de um processo, consideramos-a de continuidade, ao contrario do descobrimento do Brasil onde, para os nativos que aqui viviam, se tratou de uma mudança estrutural total de ruptura na medida em que se deu "do dia para a noite" modificando as relações sociais, econômicas, políticas, ambientais, entre tantas outras.
Mudanças conjunturais são de menor impacto, alterando geralmente relações quantitativas. Um conjunto de mudanças conjunturais pode eventualmente levar a uma mudança estrutural. Conjunturas são perfumarias enquanto estruturas são a coluna vertebral.
A classificação dos fatos em conjunturas e estruturas depende do observador e da importância atribuída por ele a tal fato. Um exemplo disso, ainda me utilizando da descoberta do Brasil é que, enquanto para os nativos se tratou de mudança conjuntural, para Portugal não passou de conjuntura, sendo as mudanças para eles meramente quantitativas. O que caracteriza muitas vezes conjunturas.
A história, seus fatos e acontecimentos, podem ser divididos em mudanças estruturais e conjunturais.
As mudanças estruturais são aquelas onde ocorre mudança em um ou mais setores de extrema importancia. Ela pode ser dividida em total, parcial e de continuidade ou ruptura. Exemplos de mudanças estruturais são a passagem do feudalismo para o capitalismo, sendo uma mudança total, uma vez que atuou nas áreas econômicas, políticas e sociais. Por ter se tratado de um processo, consideramos-a de continuidade, ao contrario do descobrimento do Brasil onde, para os nativos que aqui

Relacionados