Mus E

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015
 Musée

DE

Cluny

Nom:Nascimento Prenóm:Taíne
Class: 3°CProfesseur:Glória Terra







Museu de Cluny
O Museu de Cluny (em francês: Musée de Cluny), oficialmente chamado de Museu Nacional da Idade Média (em francês:Musée National du Moyen-Âge), é um museu de Paris dedicado à preservação de um rico acervo de arte medieval.
O museu está instalado em dois edifícios históricos adjacentes: as Termas Galo-Romanas (séculosI-III d.C.) e a ala residencial dos monges de Cluny (século XV), chamada de Hôtel de Cluny. Sua coleção vem sendo reunida desde a formação do núcleo original de peças pertencentes ao colecionadorAlexandre du Sommerard, que por algum tempo residiu no local. Desde sua fundação como museu em 1843 a coleção vem sendo ampliada, e hoje é capaz de formar um panorama abrangente de arte e história desde aGália Romana até o século XVI.

História

No início do século XIII a Universidade de Paris se transferiu para a região que mais tarde se tornaria o Quartier Latin. Como erahábito, a universidade era a um tempo centro de estudo e moradia. O colégio foi erguido na segunda metade do século XIII onde hoje é a Sorbona, e já não existe mais, e a parte residencial foi levantadaa partir de 1334, incorporando o frigidário das antigas Termas Galo-Romanas. Foi reconstruído no século XV pelo abade de Cluny, Jacques d'Amboise, numa combinação de elementos góticos erenascentistas, criando um pátio cercado de muros e duas alas de aposentos, de dois andares.
Em anos posteriores o edifício serviu para várias finalidades, e entre seus ocupantes estiveram Maria Tudor e o CardealMazzarino, sendo confiscado pelo estado em 1793. Alexandre de Sommerard se mudou para lá em 1833 e instalou sua grande coleção de peças medievais e renascentistas, que constituíram o núcleo inicial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mus musculus
  • DS1 MU
  • Mu=yster
  • Pratica mu
  • MU MUV
  • Mo de mu
  • mu muv
  • Mu Ulmanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!