Murray

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Henry Murray (1938)[2], um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto, classificou as necessidades emnecessidades primárias ou viscerogênicas, que são as necessidades de natureza biológica (fome,sede, sono), e necessidades secundárias ou psicogênicas, que são necessidades que derivam de uma necessidade primária ou são inerentes à estrutura psíquica humana. Como a pessoa procura diminuir o estadointerno de deficit, uma necessidade funciona como um impulso para determinadoscomportamentos. A intensidade de uma necessidade determina a intensidade do comportamento a que ela está ligada: quantomais intensa a necessidade, mais intensa a ação. Tal "intensidade" pode se expressar de diferentes formas: pelo vigor, entusiasmo, perseverança - ou mesmo a prioridade que se dá ao comportamento emdetrimento de outros. Dessa forma uma necessidade tem um caráter diretivo com relação ao comportamento: por um lado ela determina o objeto ou evento necessários para sua saciação e, por outro, eladetermina se essa satisfação se dá através de um movimento para perto desse objeto ou para longe dele - por exemplo "sede" e "medo de nadar" têm ambos por objeto a água, mas a direção é diferente. Todanecessidade é assim direcional[1].
As necessidades variam o tempo todo. No entanto determinadas pessoas têm uma determinada tendência a ter certas necessidades mais frequentemente, ou mais intensamente doque outras. Quando uma necessidade têm para uma pessoa uma certa estabilidade ela torna-se uma parte de sua personalidade. Nesse caso se chamam necessidades disposicionais[1].
Outro conceito muitopróximo é o de motivo. Tanto necessidades como motivos estão intimamente ligados à motivação.

-------------------------------------------------
O sistema de necessidades de Murray
H. Murray(1938)[2] descreveu dois tipos de necessidades: as necessidades primárias, fisiológicas, e as secundárias, aprendidas no decorrer da vida, de acordo com estruturas físicas, sociais e culturais do...
tracking img