Murilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa – Biologia
Seminário sobre Doenças Bacterianas
Aluno: Douglas Andrez T. Rezende 2º “B”
Cólera
Cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou vibrião que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarreia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamentedos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.
Transmissão: A cólera é transmitida geralmente através da água, alimentos e talheres contaminados com o Vibrio cholerae. A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado de água e esgoto (com fezes e vômito de pessoas contaminadas). A variedade El Tor, mais resistente a vida aquática, é mais virulenta. Adoença causa diarreia aquosa e vômitos aumentando a chance de transmissão.
Sintomas: Diarreia, Cólica, Náuseas, Vômitos, Taquicardia, Hipotensão, Anúria e Hipotermia.
Tratamento: O tratamento imediato é o soro fisiológico ou soro caseiro para repor a água e os sais minerais: uma pitada de sal, meia xícara de açúcar e meio litro de água tratada. No hospital, é injetada de emergência por viaintravenosa solução salina. A causa é adicionalmente eliminada com doses de antibiótico (a doxiciclina). Medicamentos antidiarreicos não são indicados, já que facilitam a multiplicação da bactéria por diminuírem o peristaltismo intestinal.
Difteria
A difteria ou crupe é uma doença infectocontagiosa causada pela toxina dobacilo Corynebacterium diphteriae, que provoca inflamação e lesão em partes dasvias respiratórias (amígdalas, faringe, laringe, traqueia, brônquios, nariz) e, às vezes, da pele. A mortalidade total é de 5-10%, subindo para 20% em crianças pequenas e adultos com mais de 40.
Transmissão: Por gotinhas de saliva na tosse, espirro ou ao falar da pessoa doente ou do portador com pessoa suscetível ou por contato com a pele contaminada. Muitos dos portadores não têm sintomas epassam a bactéria adiante sem saber. A transmissão aumenta em épocas frias e de chuvas, quando as pessoas se aglomeram mais.
Sintomas: Dor e inflamação de garganta, febre de 38 a 40ºC, dificuldade de respiração, tosse, cansaço, catarro, manchas vermelhas na pele, dificuldade e dor ao engolir, dor de cabeça e náusea.
Tratamento: Em casos mais severos de difteria os nódulos linfáticos no pescoçopodem inchar, e fica difícil respirar e engolir. Pessoas nesse estágio devem procurar ajuda médica imediatamente, uma vez que a obstrução da garganta pode requerer traqueotomia. Ainda, uma elevação na frequência de batimentos do coração pode causar parada cardíaca. Difteria também pode causar paralisia no olhos, pescoço, garganta ou músculos do aparelho respiratório. Em doentes, administra-seantídoto, que é constituído por anticorpos recombinantes (produzidos em leveduras) humanos, que inativam a toxina no sangue. São também usados antibióticos.
Prevenção: A prevenção, através de vacina, evita o surgimento da doença, que se tornou rara nos países com sistemas de vacinação eficientes. A vacina consiste na administração de toxoide, um análogo da toxina sem funções tóxicas. O sistemaimunológico reage produzindo plasmócitos produtores de anticorpos contra o toxoide, e são geradas células de memória, que caso a doença surja no futuro se diferenciam rapidamente em inúmeros plasmócitos que destroem a toxina e o invasor antes que os sintomas e danos surjam.

Hanseníase (Lepra)
A Lepra é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen)que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. O termo Hanseníase foi introduzido no Brasil pelo Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, Abrahão Rotberg. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos. A lepra é uma doença...
tracking img