Mundo taxista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taxista

Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais asvariáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Em muitos países os serviços de táxi são atividades de interesse público e como tal reguladas pelo governo. No Brasil, os carros que prestam este serviço são autorizados a trabalhar através de licenças emitidas pelasPrefeituras, bem como, os taxistas (condutores autorizados) só podem exercer a atividade, após credenciados no órgão municipal de trânsito responsável.

Portanto, para se tornar um taxista (condutor credenciado) o interessado em exercer a atividade irá precisar de um carro também licenciado. Como o número de interessados (condutores), em geral, é superior as licenças disponíveis (Permissões ou Alvaráscomo também são conhecidas), comumente, estas licenças adquirem um valor de mercado elevado em algumas cidades, podendo chegar a cerca de R$ 300 mil, dependendo do tipo (livre ou privativa) e do ponto de estacionamento, como é o caso das licenças privativas para estacionamento no Aeroporto de Congonhas localizado na cidade de São Paulo.

Para aquelas pessoas que não puderem ou não quiserem gastarcom uma licença, ela pode optar em trabalhar com um taxi de frota. Taxis de frotas são veículos de empresas de taxis que ficam disponíveis para taxistas em troca do pagamento de um valor diário, semanal ou mensal. Em São Paulo, esse valor diário pode variar entre 85 e 115 reais + combustível. Outras alternativas disponíveis em algumas cidades brasileiras é de alugar um taxi de uma Associação ouCooperativa, ou mesmo alugar um carro de outro taxista (também chamado de preposto ou auxiliar).
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo
Mercado
Segundo a ADETAXI ? Associação de Taxi de Frota do Município de São Paulo somente nas capitais brasileiras existem cerca de 140.000 taxis em circulação. No Brasil a maior frota pertenceao município de São Paulo que tem cerca de 33.000 carros, seguido por Rio de Janeiro (32.000) e Salvador (7.800).

Comparação feita pelo Jornal Extra (disponível em http://extras.ig.com.br/infograficos/taxi. Acesso em 15 mai 2011) mostra que a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é a Capital com a menor relação de táxi por habitante (1 táxi para cada 1.632 habitantes), seguida porGoiânia (1.058/habitante) e Curitiba (776/habitante). O Rio de Janeiro é a cidade que cobra o maior valor de bandeirada inicial e, Belém é a capital que apresenta o maior preço por km percorrido.

O incremento populacional de pequenas e médias cidades brasileiras associados ao aumento do poder de compra da população do país, observado nos últimos anos, são fatores que, aliados a perspectiva darealização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em algumas capitais brasileiras, potencializam a geração de grandes oportunidades para o setor.

Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg deálcool por litro de sangue) por condutores de veículos. A entrada em vigor desta Lei fez aumentar o uso dos serviços de táxi em muitas cidade brasileiras.

Os serviços de táxi são inegavelmente um serviço público essencial e, sob o ponto de vista do interesse da população, seria mais bem regulado pelas Prefeituras se fossem observados princípios como: características urbanas, demográficas,...
tracking img