Mundo codificado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha – O mundo codificado

No texto, Vilém Flusser faz uma análise das transformações e das influências que ocorreram e continuam ocorrendo com a humanidade em virtudedos códigos de comunicação usados.

Desde os tempos mais antigos, a humanidade sentiu a necessidade de se comunicar e de registrar tudo o que acontecia em seu cotidiano,através de desenhos, símbolos e códigos nas paredes das cavernas, que pudessem expressar os seus desejos e inspirações. Inicialmente na forma de imagens e símbolos bem primitivos,posteriormente houve aprimoramento na sua comunicação até chegar na linguagem escrita.

A linguagem grafada na forma de símbolos lineares foi um marco importante para a humanidade,para interpretar esta forma de comunicação era necessário aprender a decodificar esta forma de comunicação.
Mas com a fotografia, a televisão, o cinema e a Internet, estamos retornando auma forma de comunicação baseada em imagens. Com isso a escrita deixa de ser o principal meio de comunicação em detrimento das imagens que muitas vezes falam por si só.Vilém fala também sobre o significado das cores na nossa comunicação, o que mostra que nada mais são como formas nas quais superfícies aparecem para nós. Não importa a cor, que o que vaiser passado através da comunicação tenha, o significado será o mesmo independente de sua cor, a presente explosão de cores da uma grande importância aos códigos bidimensionais.O texto nos mostra que desde muito séculos atrás, a comunicação é algo muito importante em nossas vidas, seja ela através de sinais, cores, códigos, gestos ou até mesmo em fala, e apré história nos mostra isso muito claramente, quando ainda sem saberem se expressar de forma totalmente correta, faziam tentativas de mostrar ao outro suas necessidades e etc.
tracking img