Mundialização da Economia, Metrapolização do Mundo

572 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Geografia Mundial
Georges Benko
Mundialização da Economia, Metrapolização do Mundo
A mundialização ou globalização é uma das maiores preocupações dos intelectuais de diversas áreas . Uma primeira definição de mundialização é que ela “designa a crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso das novas tecnologias da informação e da comunicação, dos meios de transporte etc. “ Para uns esse processos é um prolongamento de tendências antigas e, para outros, marcam um novo período .
A mundialização e o economista: É a globalização financeira ou, em outras palavras, a integração dos mercados e das bolsas como consequência das políticas de liberalização e do desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, é também a intensificação dos fluxos de investimento e de capital na escala planetária.
Apesar de ter sido LEVIT a ser o primeiro a introduzir o termo globalização para designar a convergência de mercados no mundo inteiro, foi OHMAE que teve o mérito de popularizar a nação no campo da analise econômica, para ele, a globalização é uma nova etapa no desenvolvimento das empresas que atuam em outros países ( multinacionais ). Nos anos de 1950 ouve uma intensificação do comercio mundial, as trocas de bens e mercadorias conheceram um crescimento superior ao das produções nacionais, como a OI, TIM, que se estabelece onde tem espaço .
A mundialização e o geógrafo : Seria a articulação ampliada dos territórios locais com a economia mundial . Em geografia, a noção de globalização é uma maneira de sublinhar a persistência de um registro espacial de fenômenos econômicos, permite que as grandes nações megapolitanas se relacionem .
A mundialização e os políticos : Fim da bipolaridade, no tempo da guerra fria, o mundo era apreendido em termos de relações leste- oeste, norte- sul. O uso da noção mundialização marca uma mudança de contexto.
A

Relacionados