Mumu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho De Bioquímica
Bacharelado em Fisioterapia
1º Período

Murilo Henrique Brito da Silva
Piripiri-PI 2013
Correlação fisiológica entre tampões e sangue
Acidose e alcalose são estadosanormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue. O pH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35-7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos epara a liberação de quantidades corretas de oxigênio nos tecidos. Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45. Muitosdistúrbios e doenças podem interferir no controle do pH do sangue, causando acidose ou alcalose.Pulmões e rins são os principais órgãos envolvidos na regulação do pH do sangue. Os pulmões retiramácido do corpo eliminando CO2. Variações da frequência respiratória mudam a quantidade de CO2 expirado e podem alterar o pH do sangue em segundos ou em minutos. Os rins excretam ácidos na urina e regulama concentração de bicarbonato (HCO3-), uma base, no sangue. Sistemas tampões, que resistem a alterações do pH, também contribuem para a regulação. Os principais tampões no sangue são a hemoglobina(nas hemácias), as proteínas plasmáticas, os bicarbonatos e os fosfatos.Acidose ocorre quando o pH cai abaixo de 7,35 e pode ser causada pelo aumento da produção ou diminuição da excreção de ácidos, ouaumento da excreção de bases. Alcalose ocorre quando o pH ultrapassa 7,45.
 Pontos importantes:
O ph normal no sangue está entre 7,35 e 7,45.
O corpo procura o equilíbrio constante entre ácidos ebases ingeridos ou produzidos (torneira aberta) e ácidos e bases eliminados (dreno aberto).
Desequilíbrios causam acidose (excesso no tanque de ácidos) ou alcalose (excesso no tanque de bases).
Oequilíbrio pode ser restaurado aumentando a eliminação (drenagem mais rápida) e/ou diminuindo o fluxo de entrada (fechando a torneira).
Os distúrbios ácido-base dividem-se em duas categorias:
Os...
tracking img