Multivibrados astável com ci 555

2479 palavras 10 páginas
-------------------------------------------------
ASTÁVEL

1) OBJETIVO: Estudo do multivibrador astável através de sua estrutura interna e aplicações típicas do Circuito Integrado 555.

2) ESTRUTURA INTERNA: O multivibrador astável é um circuito que opera em dois estados instáveis, permanecendo determinado intervalo de tempo em cada um deles, sendo perfeitamente controlado pelo projetista ou usuário do circuito. O circuito integrado utilizado para se obter o astável, também é o CI 555 conforme esquema abaixo do diagrama de blocos da estrutura interna do mesmo

Encapsulamento de 8 pinos do CI 555:

O CI 555 TIMER

O 555 é comumente chamado de CI TIMER. Tem 8 pinos e inúmeras identificações diferentes: LM555CN da National e SE555/NE555 da Signetics são apenas dois dos fabricantes. Esses números se referem à versão mais comum e mais barata do chip que nós chamaremos de 555.
O 555 contem mais de 28 transistores e é basicamente um chip que contem alguns blocos de construção que acabam sendo muito similares a um oscilador sem os COMPONENTES DE TEMPO. Ele necessita de dois ou três componentes externos para produzir um oscilador capaz de operar a uma freqüência de 1Hz a 500kHz. Quando ele oscila a uma freqüência inferior a 1 Hz o circuito é chamado de Timer ou Delay. O chip também tem um pino (pino 2) que previne o chip de iniciar o ciclo de Cronometragem até que tenha um NÍVEL DE TENSÃO BAIXO. Outro pino (pino 4) para a oscilação do chip (ou continuar com o delay) quando apresenta NÍVEL BAIXO DE TENSÃO e um pino (pino 5) que pode ajustar a marca espaço-tempo da onda.
O diagrama abaixo mostra os nomes de cada pino e um diagrama de blocos simplificado do funcionamento interno.

The 555

A FUNÇÃO DE CADA PINO
Pino 1 - Terra
O pino terra (ou comum) é conectado à grade de 0v – normalmente chamada de grade negativa ou TERRA.

Pino 2 - Disparador
Esse pino se conecta ao comparador inferior e é usado para ajustar o controle

Relacionados