Multiprocessadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda (nome de Guerra), foi um comandante das FAPLA morto em combate. É hoje um herói nacional angolano e patrono da juventude angolana.
OComandante Hoji-ya-Henda[1] (José Mendes de Carvalho), morreu em combate, aos 27 anos de idade, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português, no Moxico, em 14 de Abril de 1968. AI Assembleia da III Região Militar do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), realizado no dia 23 de Março de 1969, declarou que, em sua memória, o 14 de Abril passa-se a ser comemorado, emAngola, como o Dia da Juventude Angolana. Foi sepultado próximo do rio Lundoji a 30 quilómetros do então quartel de Karipande, da Frente Leste/3ª Região Político-Militar.[2] Já em Agosto de 1968, oMPLA havia atribuído a Hojy-ya-Henda o título de "Filho querido do povo angolano e combatente heróico do MPLA". Uma assembleia que congregou, em Cabinda, há anos, várias associações juvenis, algumasdas quais de partidos políticos, filiados no Conselho Nacional da Juventude (CNJ) determinou que o 14 de Abril continuaria a ser o Dia Nacional da Juventude Angolana.
O Comandante Hoji-ya-Henda (JoséMendes de Carvalho), morreu em combate, aos 27 anos de idade, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português, no Moxico, em 14 de Abril de 1968. Karipande, era o destacamentomilitar mais perigoso para as tropas portuguesas, localizado no saliente de Cazombo (leste de Angola). Segundo Luís Pinto, num relato do soldado português em 2007, Karipande era na altura um localinóspito, sem população, situado na margem esquerda rio Zambeze, antigo posto fronteiriço com a Zâmbia. O quartel era um amontoado de barracas que serviam de alojamento a perto de cinquenta homens,protegidos por uma rede de arame farpado e por alguns abrigos e trincheiras. Segundo Luís Pinto, o quartel foi atacado com morteiradas e armas ligeiras. Morreu um soldado português na deflagração de uma...
tracking img