Aluna: Dryele Fernanda Barbosa Nascimento Miranda
Série:3°ano turma: B Disciplina : Geografia
MULTIPOLARIDADE
Introdução: O desenvolvimento desigual das nações nas últimas décadase a crise do mundo socialista, foram os dois grandes motivos que levaram ao fim a velha ordem bipolar e ao nascimento da nova ordem mundial, a multipolaridade. Com o declínio do regime socialista emâmbito global, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial. No período da guerra fria existiam duas potências mundiais: estados unidos e união soviética. Naquelemomento o mundo era considerado bipolar. mas após tais acontecimentos históricos, o mundo passou a ter uma nova organização geopolítica ,de forma que há distintos centros de poder, exercendo influênciano campo político, econômico e militar,isto é ,multipolar. 
Objetivos: compreender a dinâmica da multipolaridade
Metodologia :Através de Livros e internet
Desenvolvimento: O que realmente mudou como fim da Guerra Fria, da corrida armamentista, da divisão bipolar do mundo entre Estados Unidos e União Soviética, foi que essa integração ganhou dimensões nunca antes experimentadas. Quando a GuerraFria acabou, com a dissolução da URSS no inicio dos anos 90, os neoliberais, apregoando a vitoriado capitalismo, da economia de mercado sobre o socialismo real, anunciaram o inicio de uma Nova Ordem.Esta Nova Ordem, contrapondo-se à Ordem até então estabelecida, caracterizar-se-ia não mais pela bipolaridade, pela divisão política e ideológica do globo entre duas superpotências  EUA e URSS, oupela manutenção dos pactos e das alianças militares que garantissem a essas potências suas áreas de influencia geopolítica-estratégica. A Nova Ordem Internacional, que começava a se configurar nos anos90, seria a ordem da globalização capitalista. Ao invés de duas superpotências, e de um mundo bipolar, um novo arranjo começava a se esboçar. Para os neoliberais, a falência do mundo bipolar... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Multipolaridade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multipolaridade/929254.html

MLA

"Multipolaridade" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multipolaridade/929254.html>.

MLA 7

"Multipolaridade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multipolaridade/929254.html>.

CHICAGO

"Multipolaridade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Multipolaridade/929254.html.