Multiplexação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÓPICOS
PESQUISAR SOBRE OS TIPOS DE MULTIPLEXAÇÃO MAIS COMUNS
DESCREVER O FUNCIONAMENTO DE PELO MENOS UM APLICATIVO DO TIPO CLIENTE-SERVIDOR E OUTRO DO TIPO P2P.
PESQUISAR SOBRE O CONCEITO DE HIPERTEXTO E A RELAÇÃO DELE COM A INTERNET
BUSCAR DOIS EXEMPLOS DE APLICATIVOS QUE USAM O PROTOCOLO SNMP E DESCREVER O FUNCIONAMENTO DELES

MULTIPLEXAÇÃO
É uma técnica utilizada para permitir que maisde uma mensagem ocupe o mesmo meio de transporte. Ela é usada tanto em redes de computadores, em linhas telefônicas e no envio de telegramas. Se não fosse esta técnica, as redes seriam coisas muito mais caras e possivelmente tecnologias como os aparelhos de telefones e celulares nunca teriam se popularizado.
O desenvolvimento de técnicas de multiplexação foi um dos principais fatores quelevaram ao barateamento dos celulares nos últimos anos.
A grande vantagem da multiplexação é permitir que muitos se comuniquem simultâneamente pelo mesmo meio. A desvantagem é que é preciso posteriormente filtrar os sinais enviados para conseguir identificar a mensagem de cada usuário. O aparelho que realiza a multiplexação chama-se multiplexador. O aparelho ou programa que faz a filtragem dasinformações enviadas chama-se demultiplexador.

- Multiplexação por Divisão de Frequência (FDM – Frequency Division Multiplexing).
Este tipo de Multiplexação funciona alocando para cada tipo de dado uma faixa de frequência do meio de transmissão.
- Este tipo de Multiplexação é usado por emissoras de televisão que usam frequências diferentes para enviar vídeo, as cores e o áudio no mesmo canal, internetADSL que utilizam uma faixa de frequências não utilizadas pela voz nas linhas telefônicas para transmitir dados, companhias de TV a cabo que podem aproveitar o mesmo cabo que envia as imagens para a televisão para transmitir também serviço de internet e telefone e por estações de rádio que separam os seus canais de rádio e um dos outros fazendo com que cada um utilize uma faixa de frequênciadiferente.

- Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM – Time Divison Multiplexing)
Neste tipo de multiplexação, cada tipo de dado possui um determinado período de tempo para transmitir os seus dados. Por exemplo, se os nós A, B, C usam um cabo para transmitir dados, podemos fazer com que a cada segundo o cabo transporte dados de um só nó diferente. Enquanto um transmite dados, os outros devemguardar a sua vez de transmitir.
O grande problema deste tipo de multiplexação é que caso um dos nós não queira transmitir nada pela rede, o tempo do cabo destinado à ele acaba sendo desperdiçado. Este tipo de multiplexação é recomendado quando o acesso a rede, nós é frequente.
Como exemplo de uso deste tipo de multiplexação pode-se citar os celulares GSM que além de usarem a multiplexação por Divisãode Tempo, usa também a multiplexação por Divisão de Frequência.

- Multiplexação Estática
É uma versão mais complexa de multiplexação por Divisão de Tempo. Nela cada nó que envia dados pelo cabo também possui um tempo reservado para enviar dados.
Entretanto, caso o nó não queira enviar nada naquele momento, o tempo reservado para ele não é desperdiçado, pois seu tempo é cedido então para opróximo nó da fila.
A vantagem dessa multiplexação é que ela permite que um número muito maior de nós ocupem o mesmo cabo, desde que cada um deles não fique o tempo todo usando a rede. A desvantagem é que informações adicionais precisam ser enviadas para a rede para que seja possível descobrir se o nó está transmitindo ou não. Ao contrário do TDM, eu não sei o momento no qual cada nó estaráutilizando a rede. Por esta razão, as vantagens da Multiplexação Estática desaparecem quando todos os nós usam a rede muito frequentemente.
Esta multiplexação é comum em rede de computadores.

- Multiplexação por Divisão de Amplitude
Nele, cada tipo de dados é enviado em uma amplitude de onda diferente: É o método utilizado para enviar dados em fibras óticas.

- Multiplexação por Acesso a...
tracking img