Multiplex Demultiple

1181 palavras 5 páginas
Introdução
Na eletrônica digital são vários os componentes que constituem um circuito, mas cada um com sua importância para o seu funcionamento, nesse trabalho veremos as funções de quatro circuitos combinatórios que representam grande importância.
Em alguns casos os números de informações que entram ou sai de um circuito não são os suficientes que necessitamos, em alguns casos temos varias entradas e uma saída e em outros uma entrada com varias saída de informações, esses processos nos circuitos digitais são feitos graças aos Multiplex e Demultiplex. Sabemos que as linguagens processadas pelos computadores são diferentes das que enviamos e recebemos, para que conseguimos compreender e nos comunicar são usados os codificadores e decodificadores.
Circuitos Multiplex
Circuitos multiplex tem sua utilização quando é preciso enviar certa quantidade de informação de vários canais, a apenas um canal. Portanto um multiplex basicamente possuem entrada de seleção de dados, permitindo que os dados digitais de qualquer entrada sejam comutados para a linha de saída, com isso os circuitos multiplex também são conhecidos como seletor de dados.
Como os circuitos multiplex ou tem, varias linhas de entradas de dados e apenas uma linha de saída. Eles também MUX permitem que várias unidades diferentes utilizem o mesmo dispositivo eles são muitos utilizados em computadores e sistemas digitais e também permitem o envio de vários sinais por uma mesma via de dados tornando muito utilizados também em comunicações.
Eles são constituídos basicamente de:
Canais de informação de entradas;
Entrada de seleção;
Uma saída.

A figura mostra um multiplexador de 4 entradas de dados, 2 variáveis de seleção.
Na entrada de seleção é escolhida qual informação de entrada ou canais de informações vai ser ligado na saída.

As quantidades de linhas de controle são dependentes dos números de entradas que são selecionadas. Para um MUX de 4 entradas são necessários 2 entradas de seleção,

Relacionados