Multimidia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTIMÍDIA



MÍDIA: significa MEIOS (como em caminhos, maneiras - ex: meios de informação). No ramo da comunicação, designa o instrumento no qual uma informação é armazenada para divulgação e acesso a expressiva quantidade de pessoas. Alguns artistas usam o termo “estar na mídia” para descrever sua presença em atividades da área.

• Mídia impressa – exemplos: jornais, revistas, folders(prospectos), flyers (filipetas), outdoors. Há controvérsias sobre a classificação de livros como mídia impressa, uma vez que este termo está mais vinculado para veículos de divulgação publicitária.


• Mídia visual – exemplos: cinema, TV, fotografia. Note bem que a mídia refere-se à película cinematográfica e não ao conteúdo temático do filme, à fita de vídeo tape e não à programação, aofilme ou à memória e não ao assunto da fotografia.

• Mídia sonora – exemplos: rádio, megafone.

• Mídia eletrônica – exemplos: disquetes, DVD´s, sistemas online.



MULTIMÍDIA: este termo está intimamente ligado ao uso do computador na manipulação de recursos audiovisuais, combinando texto+imagem, som+animação, vídeo+efeitos digitais. Envolve sensações multisensoriais, ou seja,visão e audição primordialmente (o tato pode ser considerado nas impressões com técnicas especiais de tinta e papel, já o olfato está na área de pesquisas).

Obs: a palavra MÍDIA vem do latim MEDIA que significa MEIOS, e em vários países encontramos a palavra MULTIMEDIA. Mesmo assim, multimídias ou multimedias são pleonasmos, uma vez que está se enfatizando o plural de mais de uma coisa.

Muitosacreditam que a Internet é a razão principal da existência de computadores pessoais. Não é verdade: o primeiro computador eletrônico oficial foi criado em 1946; a Internet foi inaugurada em 1969 e era extremamente restrita. Os dois protagonistas se desenvolveram paralelamente, e só foram efetivamente convergidos num único bloco para uso doméstico a partir de 1995.

As aplicações multimídiaenvolvem então computador e Internet de maneira interativa e intuitiva. Alguns utilizam o termo hipermídia para enfatizar o poder de envolvimento dos sentidos na integração dos sistemas com a Internet, especificamente o hipertexto.

Os sistemas atuais, tanto para uso doméstico como profissional, pertencem a dois grupos:
• Computadores do tipo PC (personal computer), baseados na arquitetura IBMe cujo maior desenvolvedor de software é a MICROSOFT (Windows e Office). São máquinas com tecnologia aberta e, por isso mesmo, muito populares no mundo, pois permitem a instalação de componentes de fabricantes diferentes e que geram concorrência nos preços do hardware. Por terem sido criados para o ambiente corporativo, os PC´s só se tornaram efetivamente multimídia graças a recentesdesenvolvimentos tecnológicos dos últimos 15 anos, onde os computadores eram anunciados com o kit multimídia (CD-ROM, microfone e caixas de som).


• Computadores da APPLE. Desde 1984, no lançamento do modelo MACINTOSH, a multimídia foi apresentada por meio de janelas gráficas, mouse e som incorporados ao sistema que por ser fechado, elevou o preço de venda e não foi um sucesso comercial. Mesmo assim,esta firma é incansável no que se refere a bom gosto de design e inovação tecnológica. Os Macintosh são os computadores preferidos nas edições gráficas e musicais.

Associação de idéias:
[pic]
P.C. = PENTIUM = MICROSOFT = BILL GATES X APPLE = MACINTOSH = IPOD = IPHONE


Outras plataformas multimídia existiram e algumas ainda são utilizadas como oCOMMODORE AMIGA (com a famosa ilha de edição Light Wave 3D) e a SILICON GRAPHICS.






METODOLOGIAS PARA PROJETOS MULTIMÍDIA

PLANEJAMENTO:
É a técnica de orientar todo trabalho a ser desenvolvido visando o objetivo que se pretende alcançar, onde variações de acordo com as limitações existentes são permitidas. Tais objetivos devem ser claros desde o início do planejamento....
tracking img