Multimidia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Processo de Software CMM / CMMI

SW-CMM
 







Modelo de Maturidade de Capacitação para Software Objetivo Principal: guiar organizações a conhecerem e melhorarem seus processos de software. Identifica práticas para um processo de software maduro, definindo as características de um processo de software efetivo. Descreve como as práticas de engenharia de softwareevoluem sob certas condições. Organiza os estágios de evolução da melhoria dos processos em cinco níveis de maturidade.

SW-CMM: Estrutura

SW-CMM: Estrutura








Cada nível de maturidade, com exceção do primeiro, é composto por áreas-chave de processo (Key Process Areas – KPAs). Cada KPA identifica atividades relacionadas que, quando executadas adequadamente, atingemdeterminados objetivos considerados importantes para o aumento da capacidade do processo. As KPAs são os requisitos para a obtenção de um nível no CMM. As KPAs são cumulativas, isto é, para uma organização atingir um determinado nível de maturidade, ela deve satisfazer todas as KPAs daquele nível e de seus inferiores.

SW-CMM: Estrutura
 





Cada KPA é descrita em termos de práticas-chave(Key Practices). Uma prática-chave descreve as atividades e a infra-estrutura necessárias para a efetiva implementação e institucionalização de uma KPA. Uma prática-chave descreve “o que” deve ser feito, e não “como” deve ser feito. A definição de cada KPA está organizada em cinco seções chamadas coletivamente de Características Comuns e que determinam as características de institucionalização ou deimplementação das práticas-chave. As características comuns contêm as práticas-chave:
    

Compromissos para realizar (Commitment to Perform) Habilidade para realizar (Ability to Perform) Atividades realizadas (Activities Performed) Medição e Análise (Measurement and Analysis) Verificação da Implementação (Verifying Implementation)

SW-CMM: Estrutura






Para cada KPA hámetas a serem alcançadas, que caracterizam o seu conteúdo, escopo e limite. Metas são usadas para determinar se a organização ou projeto efetivamente implantou a KPA em questão. Em uma avaliação de conformidade com o CMM, o mais importante é verificar se todas as metas da KPA foram atingidas

SW-CMM – Níveis de Maturidade






Um nível de maturidade é um patamar evolutivo bemdefinido, que visa a alcançar um processo de software maduro. Os níveis são uma forma de priorizar as ações de melhoria, de tal forma que se aumente a maturidade do processo de software. No nível 2 por exemplo, são focados aspectos gerenciais dos projetos.

SW-CMM – Níveis de Maturidade


O conceito de maturidade é baseado na noção de que alguns processos provêem mais estrutura e controle do queoutros.

Processo continuamente 5- Otimizado melhorado 4- Gerenciado Processo previsível e controlado 3- Definido 2- Repetível 1- Inicial Processo consistente e padronizado Processo disciplinado

Processo imprevisível e sem controle

SW-CMM: Nível 1 (Inicial)
 



O processo de software é caracterizado como sendo imprevisível e ocasionalmente caótico. Poucos processos são definidos eo sucesso depende de esforços individuais e, muitas vezes, heróicos. O processo de software é uma caixa preta, de forma que somente as entradas e os produtos finais podem ser vistos com clareza.
saída

entrada

SW-CMM: Nível 1


 



  

Organizações no nível 1 apresentam deficiências de planejamento e enfrentam dificuldades ao realizarem previsões. Cronogramas e planos sãoirrealistas. Como não há credibilidade no planejamento, mesmo aquilo que foi planejado não é seguido. Não há controle de requisitos e o cliente só os avalia na entrega do produto. É comum passar diretamente dos requisitos à codificação. A documentação é encarada como algo inútil. São comuns reações intransigentes à coleta de dados e ao uso de padrões, documentação e ferramentas.

SW-CMM: Nível...
tracking img