Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico, no qual acredita-se que as atividades de psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar de forma a auxiliar no processo de aprendizagem do aluno. Assim o objetivo desteartigo foi analisar a importância da psicomotricidade na infância e como esta poderia auxiliar na aprendizagem do aluno, esclarecendo que o aprender não se restringe apenas em atividades isoladas, precisando haver objetivos a serem alcançados pelos professores, para que a partir daí os alunos possam criar e se expressar, no ambiente escolar. A metodologia utilizada baseou-se na leitura e análise delivro e artigos científicos, subordinados ao tema “psicomotricidade”. A pesquisa foi feita em contexto de biblioteca, revisão de artigos e revisão de livros. A psicomotricidade, como ciência da educação busca entender os movimentos corporais tendo uma ligação com o desenvolvimento cognitivo. O objetivo psicomotor é a possibilidade do aluno desenvolver as ações do corpo e expressar-se por meiodela, para que o corpo se desenvolva. O sujeito vai se construindo através da troca de olhares, toques e carícias, primeiramente com os parentes (pais ou responsável), depois com outras pessoas (professores) ampliando as suas relações sociais (BARROS, FERREIRA, HEINSIUS, 2008). Partindo desse pressuposto, esse artigo propôs refletir sobre como a psicomotricidade se faz necessária na práticapedagógica da escola ajudando nos desenvolvimentos corporais, cognitivo e afetivo na infância.
Desenvolvimento
Quando uma criança demonstra através de seu corpo que está alegre, feliz, demonstra querer ou buscar alguma coisa... Quando uma criança percorre a escola para chegar ao refeitório, tendo toda a noção do espaço que irá fazer... Quando na Educação Física ela dribla os adversários para fazer o gol,calculando a distância, a força e então chuta a bola... Quando uma criança na frente de um papel, e com lápis coloridos desenha seu corpo e todo um espaço a sua volta... Em todas essas situações e em qualquer outras que envolvam movimentos, pode-se falar em psicomotricidade. Segundo Goretti (2009) o termo psicomotricidade aparece, pela primeira vez, no discurso médico, no campo da Neurologia,quando, no século XIX houve uma preocupação em identificar e nomear as áreas específicas do córtex cerebral segundo as funções desempenhadas por cada uma delas. E foi no século XX que ela passou a desenvolver-se como uma prática independente e, aos poucos, transformar-se em ciência. A Psicomotricidade começou a ser praticada no momento em que o corpo deixou de ser visto apenas como um pedaço de carne,para ser algo indissociável do sujeito. A prática mais especificamente psicomotora começou em 1935, com Eduard Guilmain, que elaborou protocolos de exames para medir e diagnosticar transtornos psicomotores. Hoje para Almeida (2006) psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em relação com o mundo externo e interno, é a interação que o indivíduo tem deperceber, atuar e agir com o outro e com os objetos. Segundo Goretti (2009) psicomotricidade é um dos instrumentos mais poderosos para que o sujeito expressa seus conhecimentos, idéias sentimentos e emoções e se constitua como um sujeito.
Para Fonseca (2009) psicomotricidade é uma prática que contribui para o pleno desenvolvimento da criança no ensino-aprendizagem, que favorece os aspectos físicos,mental, afetivo-emocional que contribui para a formação da sua personalidade.
Com base nesses três autores a psicomotricidade tem apenas um objetivo, fazer com que a criança se interage com os outros e com os objetos possibilitando assim o seu crescimento não só físico como cognitivo, afetivo e corporal. No qual a psicomotricidade deve ser trabalhada em casa e principalmente na escola. De acordo...
tracking img