Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário do Pará- CESUPA
Disciplina: Marketing Cultural
Profª: Manuelle Costa
Alunas: Ísis Damasceno
Priscilla Sena

APPADURAI, Arjun. “Disjuncture and Difference in the GlobalCultural Economy” em Featherstone, Mike (ed.). Global Culture: Nationalism, Globalization and Modernity. London/Newbury Park/New Delhi, SAGE, 1991.

Para iniciar uma discussão sobremulticulturalismo nas organizações, devem-se analisar prioritariamente dois aspectos fortemente relacionados à problemática multicultural: a associação entre identidade e localismo (sob a égide da cultura, datradição, da etnicidade, do nacionalismo, da religião, dentre outros) e a contradição entre afirmação da identidade e o avanço da globalização, seja esta pensada sob a forma de um processodirecionado a partir de um “centro” ou como um conjunto de fluxos produtores de conjunções e disjunções (cf. Featherstone, 1995; Appadurai, 1991). 
A centralização da ação organizacional diante domulticulturalismo deve ser pautada em três princípios básicos:
• A construção e reconstrução das identidades
• A Identidade Individual (é compreendida como aquela constituída da pluralidadede marcadores que perfazem a constituição dos sujeitos, eles próprios híbridos e plurais.), a Coletiva (refere-se a algum marco da identidade percebido como central na construção de sua história devida e das relações desiguais e preconceituosas que a atingem.) e a Organizacional (conjunto de marcadores que caracterizam um ambiente institucional, no marco das tensões entre as identidadesindividuais plurais, as identidades coletivas e um projeto de instituição que se deve construir.
• Valorização das identidades plurais presentes nas organizações
Cooper et al. (1995), porexemplo, fala sobre conflitos e barreiras culturais que ocorrem em processos de associação de organizações, onde identidades culturais plurais e valores díspares interferem nas práticas e percepções...
tracking img