Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MULTICULTURALISMO E A ESCOLA

RESUMO

O objetivo deste trabalho é discutir sobre a temática da diversidade cultural no processo educativo. Refletir em torno do mito da democracia racial, cultural, racialismo, etnia, identidade ética e multiculturalismo. Pontua-se ainda a presença de diferentes experiências socioculturais no Brasil, contribuindo para o repensar da prática pedagógica doprofessor e a formação do aluno enquanto sujeito das suas ações.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura, identidade ética, diversidade cultural, educação e cidadania.

ABSTRACT

The objective of this work is to discuss on the theme of the cultural diversity in the educational process. It is to contemplate around the myth of the democracy racial, cultural, racialism, ethnic, ethical identity andmulticulturalism. It is still punctuated the presence of different sociocultural experiences in Brazil, contributing to rethinking of the teacher's pedagogic practice and the student's formation while subject of their actions.

WORD-KEY: Culture, ethical identity, cultural diversity, education and citizenship.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é pontuar as características das lutas dediferentes grupos sociais em favor do reconhecimento de suas diferenças culturais. Abordará o conceito de multiculturalismo, fazendo uma ponte dessa temática com o papel que a escola vem desempenhando no seu bojo para incluir esse fenômeno no seu currículo Pretende-se ainda identificar as múltiplas maneiras de perceber a diferença cultural entre os seres humanos, no período que corresponde aos séculosXVII e XIX, nas sociedades ocidentais, e sua relação com a constituição da cidadania como um direito, apontando as implicações e os limites dessa concepção. Pontuaremos também os diversos significados do respeito à diferença no cotidiano escolar, distinguindo a diferença entre tolerância com o “outro” e exercício da cidadania cultural no espaço escolar. Para finalizar, será feita uma reflexão,quando ousaremos perspectivar um cenário de futuro para a escola frente o multiculturalismo.
Atualmente, vários movimentos sociais no Brasil e no mundo têm questionado a visão homogeneizada na sociedade e reivindicam uma política de reconhecimento, tanto de suas diferenças, de suas múltiplas identidades, como de suas desvantagens e desigualdades sociais, oriundas da discriminação social degênero, de raça, de opção sexual e de origem regional. As ações dessas diferentes instituições são cognominadas multiculturalismo. Nesse sentido, é obrigação dos Estados democráticos contribuírem para que os grupos que se encontrem em desvantagem possam conservar as suas culturas contra as interferências das culturas majoritárias ou de massa. A política voltada para o reconhecimento da diferençaexige que as instituições públicas não passem por cima das particularidades. Afinal, existe um leque muito largo de opções para viver a vida em sociedade. E o mais interessante é quando “apreendemos” e compreendemos o outro, ocasião em que podemos perceber com nitidez o que somos e os valores que norteiam nossas vidas.
Esse movimento de reconhecimento e valorização das especificidadesculturais do outro tem sido um postulado desafiador para a escola por alguns indicadores, que convém refletir para que possamos perceber e entender atitudes exclusivas por parte desta instituição, quando na verdade tem como função primordial respeitar as diferenças, haja vista, ser um palco onde desfila a democracia e, principalmente, pelo seu principal objetivo: proporcionar o aprendizado do aluno,considerando o ritmo individual de cada um.
Neste sentido, pretendemos neste diálogo, construir um entendimento de cultura à luz dos estudiosos desse tema para, a partir de então, refletir a atenção que temos disponibilizado sobre esse entendimento dentro da escola. Seria na verdade a desconstrução do conceito de cultura e outro olhar para essa concepção.
LARRAIA (2005) no seu...
tracking img