Multiculturalismo-relações multifaceradas na nossa cultura

292 palavras 2 páginas
UNIDADE – 2

CULTURA - RELAÇÕES MULTIFACERADAS EM NOSSAS SOCIEDADES

Nas reflexões de Florestam Fernandes,a falta da cultura e da democracia plena nos leva a pensar que as normas legais e constitucionais de criminalizalção da descriminação é apenas uma ideologia que segundo Karl Marx é uma maneira de simplificar e orientar as escolhas de atitudes que se apresentam aos indivíduos de um grupo. Já quanto a sua aceitação ou não podemos relaciná-las às condutas morais que segundo Goffiman, aceitamos, mas não concordamos com ela, assim, mascaramos nossas atitudes julgando o comportamento alheio, como por exemplo dizendo “ está certo, mas eu não concordo” ou apenas escondendo a sua discordancia e recriminar quem discorde delas.

Para Florestan a falta de informação e o preconceito ainda gera conflito social, para solucionar este problema seria necessário que o povo chegasse a uma democracia plena, o queenvolve questões raciais bem definidas, passando por uma educação ética baseada no respeito e e na tolerância, se faz necessário o trabalho multicultural, igualitário e fraterno que prepare e leve a sociedade a entender que estamos em um sociedade onde todos são diferentes e que o diferente é o referencial da nossa nação e assim entender que o normal é ser diferente com respeito e tolerância.

Florestam relaciona cultura em seu texto com a falta de. O povo brasileiro recebe nos bancos escolares educação, mas não cultura, pois nossa cultura é formada de várias culturas e os bancos escolares nos transmitem apens aquela que nos colonizou e seus preconceitos. Não é dada ao povo a sua própria cultura e aos diferenres a cultura do outro, para que se possa conhecer o diferente e vivenciar a democracia plena onde o normal é ser diferente sem restriçóes de raça, cor ou

Relacionados