Multiculturagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visões nº.7 - p. 2 - julho / dezembro 2009

Composições da diversidade para a produção do transconhecimento
PAULO DE TARSO DE CASTRO PEIXOTO
Graduado em Musicoterapia. Pós graduado em Psicopedagogia e em Educação, Currículo e Práticas Educativas (PUC). Mestre em Psicologia (UFF). Doutorando em Psicologia (UFF). Supervisor da Equipe dos Espaços de Convivência, Cultura, Eventos e Renda doPrograma de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé – RJ. Professor de Filosofia: Escola Alfa. Professor do Curso de Especialização em Saúde Mental (Laboratório de Saúde Mental – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP – FIOCRUZ RJ). Professor do Curso de Pós-graduação em Transdisciplinaridade, Educação, Violência e Saúde – Funemac – Macaé (RJ).

Resumo
O artigo problematiza asrelações entre a Educação e o multiculturalismo e as tensões que emergem desta relação. No curso do artigo questiona-se o conceito de multiculturalismo, propondo a noção de Transculturalismo como aquela que, por definição, vem indicar o entrelaçamento das culturas para a produção do conhecimento e da própria realidade social e individual. Metodologicamente, o artigo se divide em três eixos. O primeiro eixotraz em cena as tensões entre o conceito de multiculturalimo, educação e diversidade social. Apresenta-se a perspectiva da cotidianidade escolar marcada pela diversidade cultural, com seus contornos singulares, mas, que não encontram espaços de expressão para se falar delas próprias para conhecê-las, senti-las. O primeiro eixo do artigo aponta para a construção de uma escola democrática, sendoaquela que abre espaços, como fóruns participativos, para o exercício do encontro da diversidade. Pelo segundo eixo o artigo apresenta o conceito de Heterotopia de Michel Foucault, fazendo o contraponto à ético-física de Epicuro, Lucrécio e Filodemo de Gádara. Este eixo nos indica que a construção da realidade se efetua através das ‘percussões de subjetividades’. Percussões que compostas peladiversidade social para a produção de outros espaços para a emergência do Transconhecimento. Pelo terceiro eixo apresenta-se o método da Heterogênese Urbana como uma prática Heterotópica movida pela diversidade social, produzindo um campo Transcultural. Campo no qual inúmeras comunicações e informações ganham corpo pela participação ativa dos seus componentes, utilizando-se as artes, a filosofia, asreligiões, as ciências, os conhecimentos jurídicos e os saberes das pessoas.

Palavras-chave:

Educação - Escola - Currículo – Pós-modernidade.

Artigo
49

Multiculturalismo, transculturalismo e heterogênese urbana:

Revista Científica da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Article

Multiculturalismo, transculturalismo e heterogênese urbana:
Composições da diversidade para aprodução do transconhecimento
PAULO DE TARSO DE CASTRO PEIXOTO
Graduado em Musicoterapia. Pós graduado em Psicopedagogia e em Educação, Currículo e Práticas Educativas (PUC). Mestre em Psicologia (UFF). Doutorando em Psicologia (UFF). Supervisor da Equipe dos Espaços de Convivência, Cultura, Eventos e Renda do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé – RJ. Professor deFilosofia: Escola Alfa. Professor do Curso de Especialização em Saúde Mental (Laboratório de Saúde Mental – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP – FIOCRUZ RJ). Professor do Curso de Pós-graduação em Transdisciplinaridade, Educação, Violência e Saúde – Funemac – Macaé (RJ).

Abstract
The article discusses the relationship between education and multiculturalism, and tensions that emerge from thisrelationship. We question the concept of multiculturalism, the notion proposes several cultures such as that by definition has to indicate interlacing of cultures for the production of knowledge and social reality and individual. Methodologically, the article is divided in three axes. First, brings into play the tension between the concept of multiculturalim, education and social diversity. It...
tracking img