Mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA DA PESQUISA

Manaus – AM
2011
Kely Santos
Luana Loiola
Monik Nicole
Raquel da Costa
Samanta Sales
Sandra Menezes

METODOLOGIA DA PESQUISA
“Resenha Crítica da Pesquisa e Produção de conhecimento no campo do Serviço Social ”

Trabalho apresentado para obtenção nota parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrado pela ProfessoraClaudia Maria Costa. Turma: SSN0501.

Manaus – AM
2011

O artigo sobre a pesquisa e produção de conhecimento no campo do Serviço Social enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente .A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma posturaassistencial e messiânica ,voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder publico,postura tal , embasada no conservadorismo , ainda presente nas atitudes profissionais .Assim sendo o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos , a linguagem e pesquisa como pratica diárias no trabalho .Pois , só relacionando a teoria coma pratica é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho. O curso de Serviço Social surge no contexto do século XIX onde a igreja católica com suas ações benevolentes cativava a população pobre , e com isso todos os beneficiários ficavam gratos a tais jeitos bons e caridosos .Nessa configuração surgem pessoas que tinham a “vocação” deajudar as pobres. As damas de caridade eram uma dessas ; senhoras da classe média alta da época que buscavam um lugar no céu através das suas boas ações , se voltavam para ajudar os pobres , juntamente com a igreja , fornecendo esmolas , que atendia as necessidades imediatas do individuo.Primeiro eles visitavam os necessitados depois buscavam conseguir ajuda.
O Serviço Social como uma profissãoeminentemente interventiva , buscava poder proporcionar a população menos favorecida no aspecto econômico ,social e político a garantia dos seus direitos enquanto cidadãos .na tentativa de aproximação a pesquisa e o Serviço Social deu-se numa perspectiva tradicionalista , cujo o individuo era visto e estudado apenas para manter o “controle desse mundo” , ou seja , os indivíduos eram estudadosapenas para fornecer dados ao profissional capaz assim de controlar a população de possíveis rebeliões ou agitações contra o poder governamental. A principal importância da pesquisa para o serviço Social seria proporcionar a construção de tipologias de diagnósticos de tratamentos mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em principio para o exercício da pratica profissional. Portanto ,no ponto de vista , o Serviço Social , diferentemente das ciências , não estaria voltado a “acurada descrição e interpretação do mundo social” , mas para o “ controle desse mundo” , mediante o manejo de técnicas informadas por outras disciplinas.
Essa qualificação a mais é importante para nossa profissão enquanto categoria .A implantação do projeto ético político ganhou mas ênfase podemosdizer , pois temos profissionais capacitados que se preocupam por ter uma postura crítica , atuante e interventiva. A própria realidade tem sua particularidades , e torna-se complexa para os estudiosos , no entanto para melhor entender e compreender utilizamos de várias teorias , como o marxismo , fenomenologia e o positivismo e, de conceitos para abordagem da realidade como afirma Iamamoto (2007) ,os processos sócias e a pesquisa da realidade social são indissociáveis ao exercício profissional.Cabe lembrar que podem usar do pluralismo , mas não do ecletismo O primeiro é entendido como forma positiva de ser usada . Pois , tem em sua fundamentação o conhecimento de várias teorias , no entanto concentra-se em apenas uma teoria , já o ecletismo busca compreender o maior numero de teorias e...
tracking img