Mulheres e o corpo perfeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
Centro de Ciências da Saúde- CCS
Curso de Educação Física Bacharelado- 4° período noturno
Disciplina: Iniciação a pesquisa em Educação Física
Professor: MSc Mark Anderson Caldeira
Acadêmica: Maria Andréia Soares














PROJETO DE PESQUISA

















ITAJAÍ

2011



UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍCentro de Ciências da Saúde

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA

























A Busca Das Mulheres Pelo Corpo Perfeito



























 








SUMÁRIO


Conteúdo
2
1. Introdução 4

1.2 Problema 4
1.3 Hipóteses 4
1.4 Justificativa 5
2. Objetivo Geral 5

2.1 Objetivos específicos 5
3 Revisão de Literatura 64.1 População 8
4.2 Coleta de Dados e instrumentos de pesquisa 8
4.3 Análise de Dados 9
5.Cronograma 10

6.Revisão Bibliográfica..........................................................................................................................11










Introdução

Ao longo das eras o corpo foi objeto de desejo, censurado, ficou em evidência principalmente naatualidade, em que a mídia e outras instituições sociais são fatores que estimulam a busca da perfeição. Hoje mais do nunca, o corpo ganha centralidade, pois tudo gira em torno do corpo, principalmente questões de caráter estético e referente à saúde.
Nesse contexto é importante perceber a questão da construção da identidade esta, por sua vez, associada à auto-imagem, a aparência e aapresentação do corpo tornam-se central na construção da subjetividade, através do desenvolvimento da consciência do corpo, entendida como projeto no qual se fazem investimentos e que está, por definição, em permanente construção, o corpo torna-se o um índice de status.
Dando maior delimitação à questão, percebemos que corpo feminino sempre foi alvo de curiosidade, estudado, discutido pensado.Essa busca se inicia na Antiguidade Clássica, aprimorados na Idade Média, mantidos na época Moderna e modificados na contemporaneidade. Atualmente podemos constatar que existe um conceito difundido que é o do culto ao corpo e, que aparentemente é a preocupação com a saúde, com uma perspectiva de aumentar a qualidade e expectativa do tempo de vida da maioria das mulheres. Por trás desses argumentosencontramos uma verdadeira ditadura do corpo perfeito, constituído por músculos delineados e um menor grau de gordura possível. Para alcançar esse corpo perfeito, as mulheres precisam passar por uma série de exercícios de varias modalidades, se submetendo a vários esforços.


1.2 Problema

Qual a preocupação central das mulheres na faixa etária de 20 a 30 anos a procurarem asacademias de ginástica para alcançar os padrões estéticos no ponto de vista da inserção social?



1.3 Hipóteses

• Mulheres com padrões estéticos de magreza, juventude e tônus muscular se sente mais pertencente ao grupo ao qual almeja pertencer.

• Ter um corpo perfeito para que as mulheres significa ser aceita, fazer parte de um sistema social em que o corpo figura com um mecanismode status.


1.4 Justificativa

Nos últimos anos, o culto ao corpo se tornou uma preocupação geral que atinge as mais diferentes classes sociais, faixas etárias e setores da sociedade em geral. Revistas e jornais se dedicam cada vez mais espaço para as novidades no setor de cosméticos, alimentação e cirurgias plásticas. Na televisão modelos perfeitos surgem durante toda programação e nosintervalos comerciais, vendendo formulas de sucesso. O problema que move essa pesquisa é que ter um corpo perfeito passou a ser uma preocupação central para que as mulheres se sintam aceitas e valorizadas, as exigências sobre cuidados com corpo aumentaram. A mulher passa a ser sentir cada vez mais responsável pela aquisição deste corpo, já que ela é incentivada a crer que pode conquistá-lo...
tracking img