Mulheres e seu reconhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo n.0 (1981) -. -São Paulo: EDUC, 1981- Periodicidade:anual até 1996 – semestral a partir de 1997.
MACEDO Concessa Vaz de.. Da lavagem de roupa às branquearias comerciais: sobre o papel das lavadeiras na Escócia setecentista. São Paulo – 1996 – Proj.História, São Paulo, (16), fev. 1998.

RESENHA

Por: Valdete Macêdo Laranjeira

Concessa Vaz de Macedo, é graduada em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas(1972), possui mestrado emEconomia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional(1985) e doutorado em Economia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas(1996). Atualmente é Pesquisadora do Centro deDesenvolvimento e Planejamento Regional. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas.
O artigo em questão é a adaptação da terceira parte da tese de doutorado, cujo nome “As mulheres, seus ofícios e suastécnicas – processo de trabalho nas indústrias têxteis britânicas antes da revolução industrial”. Através do método de análise do processo de trabalho, Macedo constrói uma crítica quanto ao fato de,na maioria das vezes, o trabalho feminino não receber o devido reconhecimento, principalmente por meio da inferioridade social que é imposta as mulheres ao longo da história. Sendo relevante pensartambém, sua fundamental importância no processo de desenvolvimento das forças produtivas.
Desse modo, Macedo visa pensar o trabalho das lavadeiras na Escócia do século XVIII, trazendo-as para umespaço de reconhecimento de suas práticas e técnicas, mais tarde adotadas e adaptadas na indústria de branqueamento do linho.
A autora trabalha com a perspectiva de trazer a tona, as contribuições demulheres, geralmente pobres, numa historiografia que perpetuou por muito tempo a exclusividade masculina nesses espaços de trabalho. Para alcançar tal objetivo, Macedo reconta a trajetória do processo...
tracking img