mulheres zunguera do luena

4492 palavras 18 páginas
DEDICATÓRIA

A presente pesquisa é fruto de um trabalho árduo no qual dedicamos especialmente as mulheres Zungueiras que de forma simpática predispuseram-se em oferecer ao grupo de estudantes/pesquisadores informações relevantes sobre o negócio ambulante de diversas mercadorias que no dia-dia- fazem chegar os produtos até aos consumidores da cidade do Luena e bairros periféricos, numa luta visível de promoção de auto-emprego contribuindo desta forma para combate a fome e redução da pobreza. Aproveitamos a oportunidade também de dedicar a todos os intervenientes (professores e colegas) que directa ou indirectamente contribuiu para o êxito da pesquisa.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos desde já a Direcção da Escola Superior Politécnica do Moxico, pelo reconhecido dinamismo na gestão da política educacional desta escola. Ao Professor da disciplina de Introdução à Economia e Metodologia de Investigação Ciência (Professor José Eduardo Ezequias) pela sua dedicação no ensino e orientação dos estudantes sobre projecto de pesquisa que com este esforço resultou no alcance dos objectivos desta pesquisa. Agradecemos também a todos os colegas quanto puderam contribuir com a vossa sabedoria para a conclusão deste pesquisa.

RESUMO

A presente pesquisa configura-se em um projecto académico dos estudantes do Curso de Contabilidade e Administração da disciplina de Introdução à Economia. A pesquisa permitiu conhecer de certa forma a gestão de negócio das mulheres Zungueiras. A prática de negócio ambulante teve início na com maior incidência na década 1990, em Luanda, capital do país tendo esta prática sido denominado no idioma Kimbundu “Zunga” as suas praticantes conhecidas por Zungueiras. Actualmente a actividade das zungueiras expandiu-se em quase todas as Províncias dando oportunidades de auto-emprego às mulheres que muito contribui para a geração de renda familiar. Hoje as zungueiras granjearam o mérito de serem

Relacionados