Mulheres no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3

INTRODUÇA

Protagonizando formas coletivas e inovadoras de organização com vistas a construir um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e igualdade. Vivendo com a permanência de desigualdade que se expressa no menor acesso delas aos recursos naturais e a terra, na ausência de cidadania plena, na escassa valorização e qualificação da sua produção, na pouca presença noscircuitos de comercialização e no menor acesso e participação na gestão das políticas públicas e no baseado na hierarquização por sexo. Na agricultura familiar ou agrária, o trabalho das mulheres nos espaços de produção, em geral, é percebido como ajuda ao marido ou pai. Muitas vezes não é reconhecido como trabalho que gere renda para a família.

As desigualdades de gênero se expressam no acesso dehomens e mulheres as políticas públicas. Historicamente, as políticas de desenvolvimento rural, em especial as agrícolas e agrárias, não reconheciam o trabalho das mulheres, contribuindo para naturalizar uma situação de dependência e subordinação das mulheres em relação ao universo masculino. Para fortalecer e ampliar sua participação na economia às mulheres tem que se fazer constante na busca dediferentes alternativas. Podendo uma cooperativa visando fortalecer e ampliar processo produtivo e de comercialização? Criando o seu fortalecimento da organização social e políticas das mulheres rurais, dando uma mas visibilidade em suas reivindicações em prol da valorização do seu papel na desenvolvimento rural. A participação das mulheres rurais em grupos de cooperativas pode trazer novosprocessos e reflexões sobre sua própria situação e aquilo que se passa em torno dela.

4

OBJETIVOS:

Geral:
Implantar políticas públicas voltadas para a transformação das mulheres rurais em sujeito do seu próprio desenvolvimento, favorecendo o seu engajamento no processo de desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico.

Específicos:
Inserir as mulheres rurais nas políticaspúblicas, tornando visíveis diante dos órgãos responsáveis.
Valorizar e reconhecer a contribuição econômica das mulheres no meio social.
Fomentar, apoiar e fortalecer forma de organização de mulheres rurais, em melhoramento do eu meio social.
Proporcionar as mulheres rurais condições de mecanismo para o exercício de cidadania.
Propiciar as condições de inserção das mulheres rurais no processode desenvolvimento social, cultural, econômico, ambiental local.


5

JUSTIFICATIVA

Este trabalho realizado por meio de pesquisa bibliográfica e vista na comunidade ver ser desenvolvida com a finalidade de fortalecer e ampliar a participação de mulheres rurais no crescimento da comunidade, a conscientização da importância da participação da mulher no processo de libertação da humanidade,deve estar presente em todas as esferas de discussão na construção da cooperativa de mulheres. Um objetivo é diminuir e depois superar a diferença entre homem e mulher, visando uma luta para que todos e todas tenham os mesmos direitos e poderes de decisão, independente do sexo. Com essa prática, se busca extguir o preconceito, a opressão, a submissão e, inclusive a rejeição e sim sua inclusão. Éimportante que as mulheres se destaquem no meio rural, na condução nos negócios e nas decisões políticas, econômicas, sociais e culturais, que são os elementos básicos de uma nova sociedade onde a solidariedade, a igualdade, a fraternidade, que a liberdade faça parte do dia-a-dia de cada mulher.

6

REVISÃO TEÓRICA

Considerando a importância da inclusão social da mulher rural em umdesenvolvimento econômico. As mulheres rurais, de um modo geral acumulam uma rotina de trabalho exaustivo, combinando atividades produtivas e responsabilidades em assumir compromissos que requer um rearranjo em relação aos cuidados domésticos, e, conseqüentemente uma negociação intrafamiliar, que nem sempre lhes é favorável. No meio rural a tradição de sua subordinação impede, por principio, o...
tracking img