Mulheres empreendedoras-resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULHERES EMPREENDEDORAS: MEDOS, CONQUISTAS E QUALIDADE DE VIDA.
Resumo

INTRODUÇÃO:

As mulheres veem aumentando a sua atuação em posições de liderança nas empresas e conquistando mais terreno no espaço público. Nas micro e pequenas empresas é muito relevante a presença de empresas criadas e lideradas por mulheres.
Pesquisas recentes dizem que em torno de 6,4 milhões de mulheres empreendemno Brasil, representando 46% do total de empreendedores.

MULTIPLICIDADE DE PAPÉIS, EMPREENDEDORISMO FEMININO EQUALIDADE DE VIDA:

A mulher tem uma característica especial de fazer e pensar várias coisas ao mesmo tempo. Desenvolver uma multiplicidade de papéis é próprio do “eu feminino”, que satisfaz-se com uma vida cheia de ocupações, combinando trabalho com maternagem, causando um sentimentode realização.
As mulheres tendem a atribuir igual importância à realização profissional, à maternidade, ao relacionamento afetivo estável. Elas abandonam a ideia de que o sucesso em uma dimensão signifique necessariamente fracasso nas demais.
Alcançar equilíbrio entre as necessidades vinculadas aos espaços profissionais, familiar, pessoal é o que mais desejam as empreendedoras brasileiras. Aoperceberem que trabalho e família se ajudam mutuamente, elas encontram um caminho para sustentar tal equilíbrio e obter satisfação.
Acredita-se que a multiplicidade de papéis no universo feminino, envolvendo o público e o privado pode enriquecer e ser fator de soma e não de divisão, fragmentação e estresse.
Com relação a qualidade de vida significa experimentar a vida de forma positiva, julgandoque há satisfação com diferentes domínios da experiência vivida, no trabalho, na família, na saúde, entre outros. Nesse contexto donas de negócios próprios apresentam maiores índices de satisfação do que executivas. Ritmo de trabalho, quantidade mínima de interferência de terceiros, interesses pessoais satisfeitos são as principais fontes de satisfação diferenciada das empreendedoras, que sesentem comprometidas com o seu trabalho.
A satisfação com a vida é resultante do processo dinâmico de adequação entre desafios e competências, entre forças externas e internas: quanto melhor a adequação, maior a satisfação. Quando os desafio começarem a requerer pouco envolvimento e atenção é hora de ir em busca de novos desafios.

MÉTODO:

O estudo realizado entre 49 empreendedoras cariocas dediversos setores da economia tinha o objetivo de revelar a compreensão elas próprias tinham de suas experiências como empreendedoras. Os focos principais foram o medo, preocupações, fontes de satisfação e insatisfação, trajetória, motivação, conflitos e formas de enfrentamento e consequências de ser empreendedora. Também procurou-se avaliar as relações com os funcionários e relações institucionais.RESULTADOS:

Sobre empreendedoras e suas empresas: Muitos escolarizadas, mais da metade com nível superior. Mulheres maduras, acima de cinquenta por cento tinham mais de 46 anos e destas a maioria casadas.
Quase todas as empreendedoras tinha ajuda nas tarefas domésticas, sejam de empregados ou parentes.
Os resultados apontaram, também, que o setor de serviços era o principal exploradopelas empreendedoras, seguidos por comércio e industrial.
Medos, preocupações e conquistas: As mulheres empreendedoras são categóricas e otimistas quando se fala em “ausência do medo” no desenvolvimento do empreendedorismo. O medo, em si, só se torna aparente quando ligados aos aspectos financeiros, mesmo assim, não impede a atividade empreendedora na sua totalidade. Ouros fatores que, de certaforma, causam inquietações nas mulheres estudas são o medo do crescimento quanto ao retorno do investimento aplicado, as condições sociopolítico-economicas do pais e a insatisfação dos clientes.
No que tange as conquistas elas demonstram orgulho em suas realizações, sentimento de vitória pelo sucesso no desempenho de seus múltiplos papéis.
Qualidade de Vida: A qualidade de vida das empreendedoras...
tracking img