Mulheres em busca de sua conquiista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A conquista feminina em cargos de gestão
Compartilhe|
Caio Lauer
A última década foi marcante para as mulheres no mercado de trabalho: elas dobraram sua participação em cargos de presidência,diretoria e gerência de empresas e já ocupam quase metade dos postos de coordenação. O mais recente levantamento da Catho Online, realizado em fevereiro deste ano com 101.369 empresas listadas, trazdados expressivos: hoje, essas profissionais representam 21,88% dos cargos mais elevados (presidentes e CEOs), sendo que eram apenas um pouco mais de 10% há 13 anos.
A educação pode ser uma dasexplicações das mulheres estarem conquistando o mercado de trabalho. O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, mostrou que a escolaridade média das pessoas do sexofeminino em áreas urbanas é de 9,2 anos. Já a dos homens não passa de 8,2 anos de estudo. “Preconceitos existem e superamos com trabalho e preparo. Concluí meu mestrado com 23 anos e fiz um segundo, primeirona área de marketing e depois na administrativa. Hoje, estou tentando fechar meu doutorado”, relata Sheyla Rocha, diretora de negócios do Gad’Retail, empresa que oferece soluções de inteligênciaestratégica de varejo com foco na experiência de marca. Sheyla diz que preparo, foco e bagagem fazem a mulher decolar e superar qualquer barreira.
Um outro fato de destaque é que as mulheres sãopromovidas mais rapidamente que os homens. Elas conquistam cargos mais elevados, em média, três anos antes. Qualificadas, elas estão hábeis para disputar postos de trabalho com os homens em condições deigualdade. “Noto que conforme a mulher demonstra a sua capacidade, desenvoltura e segurança profissional, ela vai realmente conquistando essa receptividade. Isso é notório, e pelas áreas que douconsultoria percebo que ela ganha espaço pela credibilidade da sua competência”, observa Dilza Franchin, consultora e conselheira da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo. Dilza...
tracking img