Mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos da mulher

Índice
Índice
Introdução 3
As Mulheres 4
A evolução do trabalho das mulheres 5
Histórico 6
Estatísticas mundiais 7
Assédio Sexual Nas Empresas 8
Mulheres alvos fáceis 9
Em Nenhum País do Mundo As Mulheres Têm as Mesmas Oportunidades que os Homens 11
Direitos da mulher 12
Conclusão 13

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplinade Área de Integração. Irei falar sobre o que os nossos antepassados do sexo feminino viveram e expor o que ainda, nos nossos dias, as mulheres sofrem.

As Mulheres

As mulheres continuam a viver situações de discriminação e desigualdade na sua vida profissional, social e familiar, e a serem penalizadas pelo «delito da maternidade».

Desde de sempre que as mulheres tiveram que lutar para nãoserem esmagadas pela sociedade

Tiveram que fazer tudo para sobreviver e ganhar um ordenado como os homens.

Há relativamente pouco tempo começamos a ir à escola e a aprender para mais tarde não depender dos nossos acompanhantes.

Mas mesmo nos dias de hoje, continuamos a ser discriminadas.

A evolução do trabalho das mulheres

Tudo se iniciou com a I e II Guerras Mundiais em que asmulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Mesmo com estas conquistas, algumas explorações continuaram a existir. Com um acrescimento dos trabalhadoras entre 1976 e 2002, as mulheres vêm desempenhando um papel muito mais relevante do que os homens no crescimento dapopulação economicamente ativa. Elas estão se especializando, através de estudos e qualificação profissional, promovendo assim, um melhor planeamento familiar e conquistando maior respeito e admiração, pois estão cada vez mais conquistando uma posição atuante, dentro e fora de casa. Consideradas ainda, peças fundamentais na administração do lar,  as mulheres acumulam funções, tornando-se essenciaistanto no âmbito familiar como para o mercado de trabalho. Mas, mesmo com as evoluções e conquistas da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição devantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação,principalmente em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
Histórico
A conquista da mulher por um espaço no mercadode trabalho, começou no início do século XIX, quando a sociedade acreditava que o homem era o único provedor das necessidades da família, tendo a mulher a função de cuidar do lar e educadora dos filhos. As mulheres quando ficavam viúvas ou pertenciam a uma classe mais pobre tinham que sustentar seus filhos com atividades que lhes dessem um retorno financeiro. Dentre as principais atividades realizadas,destacam-se: a fabricação de doces por encomendas, o arranjo de flores, os bordados e as aulas de piano. Além de serem pouco valoriza das atividades eram mal vistas pela sociedade, o que dificultava a conquista das mulheres por um espaço no mercado de trabalho. Mesmo assim, algumas conseguiram transpor as barreiras do papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar. A conquista da mulher por um espaçono mercado de trabalho começou de facto com a I e II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respetivamente), quando os homens foram para as frentes de batalha e as mulheres passaram a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Mas a guerra acabou, e com ela a vida de muitos homens que lutaram pelo país. Alguns dos que sobreviveram ao conflito foram mutilados eimpossibilitados de voltar ao trabalho. Foi nesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos.
1867 - Primeiro Código Civil. Os direitos das mulheres tiveram progressos, nomeadamente no que diz respeito à situação de esposas e de mães e à administração de bens.
1889 - Primeira...
tracking img