Mulher e o trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A mulher e o trabalho

A cada dia a mulher vem se firmando mais no mercado de trabalho, conseguindo empregos com mais facilidade e tendo rendimentos maiores do que os homens, mas isso naoaconteceu facilmente. Sobrepondo as dificuldades e os preconceitos, as mulheres vem crescendo no mercado de trabalho a cada dia.
Tendo começado no inicio do século XX com a I e II Guerra Mundial, a mulheringressou no mercado de trabalho e a partir dai sua participação foi aumentando cada vez mais. A consolidação do capitalismo e de leis trabalhistas favoraveis as mulheres fizeram com que elas sefirmassem no mercado. Hoje em dia mulheres assumem postos em tribunais superiores, ministérios, no topo de grandes empresas, pilotam aviões e perfuram poços de petróleo, cargos nunca imaginados para umamulher no final do sec XIX.
Durante a I e II gerra mundial, a mulher foi obrigada a representar o papel do homem da familia, que havia ido para a frente de batalha, e assim assumir os negocios dafamilia e alguns cargos dos homens no mercado de rabalho.
O desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento da maquinaria, proveniente da consolidação do capitalismo e de leis trabalhistas favoraveis amulher, como igualdade salarial, Pribição do trabalho de gestantes durante quatro semanas antes e depois do parto, o demissao por gravidez, fazem com que a mulher nesse momento crie forças para sefirmar num mercado antigamente controlado por homens.
Apesar das leis trabalhistas dedicadas as mulheres, o cumprimento pratico delas ainda nao é totalmente feito. Podemos ver mulheres que ocupamcargos de nivel igual a homens e recebem salários inferiores. As mulheres recebem hoje em dia cerca de 70% do salário pago aos homens para exercerem as mesmas funçoes.
Hoje em dia as mulheres ocupamcargos importantes em empresas, onde sao reconhecidas por suas capacidades, antigamente vistas como inferiores aos homens no mercado de trabalho, mas hoje apreciadas pela sua dedicação, precisao e pelo...
tracking img