Mulher e o consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

A MULHER E O CONSUMO

Biguaçu
2009

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar sobre a mulher, o consumo e suas mudanças. Um dos motivos pelo qual a mulher consome tanto é o capitalismo, que gera a criação artificial de necessidade de consumo, com objetivo de manter a produção constante. E com isso cria-se apercepção de que necessitamos mais para viver melhor e aparecendo novos produtos tornando-os indispensáveis e que fomentam uma cultura de gasto permanente. Será abordado também diferentes perfis e tipos de consumidoras.

Houve uma grande mudança ao longo das décadas em relação ao consumo. No inicio o ser humano consumia por necessidade e agregar valor ao seu patrimônio. As mulheres tinhamsatisfação em adquirir produtos para casa, como geladeira e necessidade básica familiar. Com o passar do tempo, o perfil de consumo da nossa sociedade sofreu modificações. A mulher ao entrar ao mercado de trabalho, trás com ela mudança no seu hábito de consumo. Atualmente a mulher não cobiça mais a geladeira, mas cobiça bolsas, sapatos, e outros produtos e serviços.
Estudiosos dizem que o principalpapel da mulher na pré historia tinham a obrigação de fazer a coleta de alimentos, era a única forma que as mulheres tinham de sair de casa, livrando-se do patriarca da família, o homem era responsável pelo dinheiro e pelo sustento.
A mulher durante anos passou a ser submissa, e o simples fato de fazer compras era o papel que a mulher tinha na sociedade, mas com o passar do tempo a mulher iaconquistando espaço na sociedade. Agora a mulher se tornou uma cidadã com direitos igualitários e sua responsabilidade social aumentou. As compras do lar já não são mais prioridades, elas precisam de outras oportunidades que não há fazem prender a seus maridos. Isso levou a mulher a ser uma consumidora de moda, apesar de crescentes mudanças nas necessidades modernas.
Nos dias atuais a convivência nasociedade é a satisfação para mulher, que sai com amigas estimulando-se entre si. O significado de compras para os homens tem aspectos psicológicos e emocionais ausentes, os homens querem lugares onde consigam achar rapidamente o que querem. Já as mulheres são mais pacientes, desfrutam do ambiente até que encontrem os itens que satisfaçam suas necessidades momentâneas.
Segundo Vidigal “Criar eeducar filhos, cuidar da casa, do marido e da família, são papeis sociais tradicionalmente atribuídos às mulheres que lhes propiciam não só preocupação e satisfação, como também dão sentido à sua vida”.
Devido ao capitalismo, a vida social fica cada vez mais individualista, podendo até chamar o ser humano de egocêntrico, fazendo com que a realidade moderna nos faça a voltar cada vez mais para oeu, segundo CUZZOLIN (2006). A mulher não se separa dessa realidade mundial, seus costumes, suas vidas, mudaram radicalmente, deixando de ser apenas a senhora do lar para ser mãe, esposa, dona de casa, profissional. A era moderna faz cada vez mais queremos nos gratificar por nossos esforços e sobrecargas diárias, fazendo de tudo para nossa satisfação, consumindo cada vez mais para mais para seupróprio agrado.
“Sabemos que as mulheres têm maior atividade econômica do que nunca. E sabemos que as mulheres não podem ser abordadas com as mesmas estratégias tradicionais que funcionam com os homens” (POPCORN; MARIGOLD, 2000, p. 32). Com as mudanças que aconteceram ao longo das últimas décadas na estrutura familiar e com um número maior de mulheres no mercado de trabalho e a multiplicidade depapéis hoje assumidos por elas, suas necessidades de consumo são outras. “Se antes as mulheres tinham tempo e não tinham dinheiro, agora é o contrário: falta-lhes tempo para ir às compras” (SAMARA; MORSH, 2005, p. 84). Popcorn e Marigold (2000) fizeram uma análise do comportamento feminino em relação ao consumo e às marcas e em seu trabalho ela trás colocações pertinentes a essa consumidora e...
tracking img