Mulher questão de genero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gênero é sinônimo de mulher?
Gênero não se refere só à mulher. Trata das relações entre homens e mulheres na sociedade: relações construídas ao longo da história, que mudam continuamente e que se manifestam de formas diferentes dependendo de cada lugar e de cada época.
Esta categoria de análise foi criada por um grupo de estudiosas feministas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, durante osanos 70. Através de um projeto chamado "A contínua subordinação das mulheres", elas analisaram como as pessoas são formadas para ter comportamentos diferenciados pelo fato de terem nascido macho ou fêmea da espécie humana.
Na sua pesquisa, estas estudiosas constataram que em todas as partes do mundo e em todas as épocas registradas pela história, se mantém a subordinação da mulher ao homem.Concluíram que não se tratava de fixar-se sobre a "opressão da mulher", "o problema da mulher", como um assunto em si. Mas enfocar as relações de gênero, ou seja, as relações que a sociedade foi construindo e passando de geração em geração, cristalizando papéis diferenciados para mulheres e homens, que possibilitaram a subordinação do gênero feminino ao masculino.
De acordo com esta visão, nascermacho ou fêmea é um assunto da natureza. (...) Por outro lado, a educação que machos e fêmeas recebem e o comportamento que apresentam em sociedade, isto sim, é um fenômeno cultural e, portanto, pode e deve ser mudado.
"Nascemos macho ou fêmea. somos feitos como um homem ou uma mulher. E o processo de fazer homens e mulheres é então historicamente e culturalmente variável; consequentemente pode serpotencialmente modificado através da luta política e das políticas públicas". Sônia Alvarez
Fontes: Um Outro Jeito de Ser, Rede Mulher, 1994
Relações de Gênero no Ciclo de Projetos, Rede Mulher, 1996

GÊNERO: UMA QUESTÃO FEMININA?
Lúcia Cortes da Costa

Podemos começar nossa reflexão discutindo porque as questões relativas as mulheres são tratadas sob o termo de Gênero? O termo Gênero foium conceito construído socialmente buscando compreender as relações estabelecidas entre os homens e as mulheres, os papéis que cada um assume na sociedade e as relações de poder estabelecidas entre eles.
No mundo onde vivemos existem três reinos: o reino animal, o reino vegetal e o reino mineral. No reino animal, os seres sexuados dividem-se em machos e fêmeas. As diferenças sexuais são baseadasnas diferenças biológicas. O organismo do macho é diferente do da fêmea. Essa diferença natural também marca o desenvolvimento da espécie humana
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino. A reprodução da espécie humana só pode acontecer com a participação desses dois seres. Para perpetuar a espécie, os homens e as mulheres foram criando uma relação de convivência permanente econstante. Surgiu com o desenvolvimento da espécie humana, a sociedade humana.
A sociedade humana é histórica, muda conforme o padrão de desenvolvimento da produção, dos valores e normas sociais. Assim, desde que o homem começou a produzir seus alimentos, nas sociedade agrícolas do período neolítico (entre 8.000 a 4.000 anos atrás), começaram a definir papéis para os homens e para as mulheres.
Nassociedades agrícolas já havia a divisão sexual do trabalho, marcada desde sempre pela capacidade reprodutora da mulher, o fato de gerar o filho e de amamentá-lo. O aprendizado da atividade de cuidar foi sendo desenvolvido como uma tarefa da mulher, embora ela também participasse do trabalho do cultivo e da criação de animais.
Surgem as sociedade humanas, divididas em clãs, em tribos e aldeias. Nafase pré-capitalista o modelo de família era multigeracional e todos trabalhavam numa mesma unidade econômica de produção. O mundo do trabalho e o mundo doméstico eram coincidentes.
A função de reprodutora da espécie, que cabe à mulher, favoreceu a sua subordinação ao homem. A mulher foi sendo considerada mais frágil e incapaz para assumir a direção e chefia do grupo familiar. O homem, associado...
tracking img