Mulher na igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A MULHER NA IGREJA

SERVINDO COM TALENTOS E BENS

[pic]

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor - Mateus 25:21

Miss. MARINALVA SANTANA

A MULHER NA IGREJA SERVINDO COM TALENTOS E BENS

"Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor”(Mat.25:18)

POR QUE ENTERRAMOS OS TALENTOS?

A parábola dos talentos contada pelo Senhor Jesus é uma das mais lindas ilustrações acerca de princípios do reino de Deus, em relação ao serviço que prestamos a Ele, antes de sua volta. Fala de oportunidades, privilégios e mordomia em relação a sua obra.

Moeda de ouro antiga, simbolizando o talento

O talento de ouro ou prata era a unidade demoeda romana para grandes quantidades de dinheiro. O talento foi introduzido na Grécia Antiga e depois adaptado para o sistema monetário romano.

Um talento era igual a 60 minas, que, por sua vez eram equivalentes a 100 dracmas. Sabendo que uma dracma era igual a 4,5 a 6 gramas de ouro ou prata, um talento significava entre 27 a 36 quilogramas de metal.

Esta quantidade corresponde a cerca de 3,6toneladas de ouro, vários milhões de euros em moeda actual.

Era a moeda de uso corrente nos tempos de Jesus Cristo.

Na sociedade ocidental moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstração. Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro.

Jesus se auto-representa naparábola como um dono de terras que tem que se ausentar e confia a serviçais o trabalho em sua propriedade.

Os talentos tratados na parábola dos dez talentos (Mateus 25) retrata o dinheiro especificamente, porém Deus nos confia muito além das finanças para administrarmos e zelarmos. Ele nos concede família (marido, filhos, pais, irmãos), relacionamentos, amigos, trabalho, nosso corpo, saú "Algumtempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças". (Lc 8:1-2a)

Joana deve ter ficado muito feliz, quando notou que Jesus aceitava com ternura a presença de mulheres solteiras e casadas nas suas caminhadas missionárias (Lc8:1b-2a). Para Joana, aquela atitude era inédita, pois os rabinos aceitavam as contribuições financeiras femininas (Lc 20:47 ), mas não a sua companhia, porque não podiam conter seus desejos e olhares impuros sobre elas (Mt 5:28).

Dentre as mulheres identificadas pelo evangelista, está Joana, que significa “agraciada por Deus” ou presente de Javé. Lucas volta a citá-la na narrativa daressurreição de Jesus (Lc 24:10). O nome do seu marido era Cuza, nome de origem incerta, que significa “vidente”. O fato de ele ser procurador de Herodes indica que se tratava de um homem que ocupava uma posição de destaque no governo de Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia (Lc 3:1) e assassino de João Batista (Lc 3:19). "Cuza era alto funcionário do governo de Herodes. Há até quem diga que Cuza podeter sido o oficial cujo filho Jesus curou de uma grave febre" (Jo 4:46).

O nome dessa mulher aparece poucas vezes na Bíblia. Nos capítulos 8 e 24 do evangelho de Lucas. Mas as atitudes e o auxílio que ela prestou foram muito importantes. Joana foi uma das mulheres que ajudaram a manter o ministério, o trabalho de Jesus, dando assistência com os recursos financeiros que tinha.

Não se diz muitacoisa sobre Joana, mas, mesmo assim, é notável a nobreza do caráter dessa mulher.

Enfocando o Menor - Jesus fala de três servos que receberam os talentos, segundo sua capacidade pessoal. Eram pessoas que certamente tinham a confiança irrestrita do seu senhor. Um recebeu cinco, outro dois e outro um, com toda a liberdade de usa-los como quisessem. O que recebeu cinco, não titubeou, e saiu em...
tracking img