Mulher na educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca
Curso Matemática Turma B
Disciplina: Profissão Docente
Professora: Aline
Aluno: Rodolfo dos Santos Silva


ALMEIDA, Iane Soares de. Mulheres na educação. Missão, vocação ou destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANI; Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil, 2 ed.Campinas-SP: Autores Associados, 2006, p.59-107.

Mulheres na educação: missão, vocação ou destino?
A feminização do magistério ao longo do século XX

A mulher estava associada a um potencial de redenção pela pureza e amor ao próximo, atributos dos quais a classe feminina era e ainda é possuidora, e teve o efeito de ampliar a importância feminina na educação escolar. Por outro lado, amedida que o magistério de crianças se tornava um espaço feminino, separou também os homens das salas de aulas, que dessa forma, a classe masculina não teve outra opção a não ser ocupar cargos administrativos de “disputa” entre homens e mulheres.
Do início até meados do século XX, o que era esperado sobre a conduta da mulher, os ensinamentos religiosos impostos pela Igreja católica, asconsequências do ato sexual, o controle dos padrões femininos e as normas impostas pela sociedade, acompanhadas às demandas do casamento religioso, o batismo dos filhos e a declaração das práticas errantes segundo o ponto de vista da igreja, também significavam um exacerbado cuidado do corpo e da alma das mulheres. A importância de se qualificarem e se educarem passou a formar um dos principaisdesejos da classe feminina para o caminho da sua liberação e como forma de mudarem um caminho imposto pela sociedade que restringe e moraliza. Essas mulheres só enxergaram uma opção para se separarem com os mecanismos de subordinação feminina, e esta saída era a representada pela educação e pelo direito de exercer uma profissão. No entanto, o acesso à educação que acabou sendo adquirido, embora emparte, porque restrito a determinadas profissões, acabou por ser revelado como por mais um meio de opressão. Isso porque na medida em que a educação das mulheres possibilitou conservar nos lares, nas instituições de ensino, e na sociedade o predomínio masculino, este apresentou uma dupla face: detentores do poder econômico e político, os homens assumiram o controle educacional e passaram a dizer oque a feminilidade deveria ou não fazer, alem de limitar seu ingresso em profissões. Leis e decretos foram elaborados por eles, alem de criarem escolas e outras instituições de ensino secundário, fizeram uma serie de benefícios a seu favor e criaram currículos e programas , escreveram livros didáticos e manuais escolares, habilitaram-se para o mais alto posto na carreira de professor e ocuparam asprofessoras com disciplinas de caráter feminino como os referentes à casa: economia doméstica, culinária, etiqueta e outros.
A educação das mulheres continuou sendo disciplinada pelos homens como uma espécie de prolongamento da educação no setor familiar. As adolescentes da época enquanto estudavam, aguardavam o casamento e o estudo era entendido como uma espécie de preparo para omatrimônio, o que era na verdade o importante para a sua vida. Agora as mulheres seriam conhecidas por esposas educadas, sabedoras das necessidades dos seus parceiros e dos seus filhos, fiéis na moralidade e nos costumes tradicionais e não mais seriam vistas como pessoas incultas. O rompimento com esses laços significava a condenação social. Então o poder não se tornou igualitário entre homens emulheres, e nem significou a liberação das mulheres, apenas se humanizou ao consentir na sua instrução.
A profissionalização por meio do magistério primário foi um meio que a classe feminina encontrou para suprir as necessidades da vida, com relação aos parâmetros econômicos, sem ser necessário para isso que as mulheres casarem ou passassem pela humilhação de viverem de esmolas das...
tracking img