Mulher da modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A mulher da modernidade

Introdução

Graças a globalização o mundo vem se modificando rapidamente: a novas tecnologias, economia, política e cultura. E o ser humano precisa se adequar a todas essas mudanças, uma vez que são influenciados por diversos sistemas de comunicação.
Toda essa mudança acaba influenciando não só no externo como também no íntimo dessas pessoas, modificando suas vidas eo modo de ser de cada um. E isso gera insegurança em relação à própria indentidade, principalmente as mulheres. Como é a vida da nova mulher?
Na virada do século as noções sobre o sujeito foram alteradas. Essas mudanças no discurso constituem a identidade feminina, que por sua vez possuem experiências particulares, sentimentos e vivências, que formam a subjetividade da mulher.

A tecnologiaCulturalmente, a mulher sempre foi submissa às vontades do homem, não tendo espaço para expor suas idéias, desejos, criações. Mas com a chegada da modernidade as coisas começam a mudar. O aparecimento da internet, faz com que mulheres por trás de nomes fictícios em bate papos, sintam-se mais a vontade para expor desejos . E por mais que resulte em proposta irreal, que serve para controlar adesumanização dos acontecimentos, mesmo parecendo contráditório, acaba fortalecendo a identidade da mulher, pois de alguma maneira ela consegue expor qualquer coisa que deseje sem sofrer repressões.

O Espaço

E aí começa o questionamento pelo espaço. As mulheres já não aceitam mais essa questão cultural de cuidarem apenas do lare de seus maridos, dentro de casas com afazeres domésticos enquantoos mesmos saem para o sustento da casa.
Pensam em seu corpo de uma maneira diferente também. Movimentos feministas surgem e junto com eles reflexões sobre o corpo, antes "invadido" por violadores masculinos e agora com direitos de negarem ser expostas a tais violações sem vontade própria. O realinhamento do conhecimento do corpo abre novas perspectivas para os estudos da formação identitária damulher. O sexo, que antes era assunto restrito à igreja, passa a ser objeto de estudo e abordados por outros grupos, com novos conceitos e imagens, e a anulação da mulher passa a ser substituida pela liberação e independência nos dias atuais. Hoje podem impor-se na sociedade em diferentes áreas, inclusive sexual, tendo espaço pra preferências e vontades. De obrigação, o sexo passa a ser algo quedeve transmitir prazer.
Desde muito cedo as características do sujeito se forma, conforme questão cultural ou simplesmente acaso. E as mulheres conforme cada situação, vem aprendendo formas de comportamentos diferenciados aos de tempos passados. Vem assumindo responsabilidades de sustento da casa após divórcio ou viuvez e atestam com sucesso a possibilidade de novas construções identitárias naesfera dos sexos. E até os fatores mais difíceis como controle das contas e do dinheiro, vêm sendo desempenhados cada vez com mais êxito.
Ademais, a sociedade está acostumada ao discurso que de as diferenças culturais entre homens e mulheres podem gerar confronto, enfrentamento. As diferenças são visíveis ao ver, falar, pensar, sentir de cada sexo. A respeito das caracteristicas culturais masculinas efemininas, Hofstede declara:
"Quando os homens estão juntos, a cultura masculina predomina, e no inverso, a cultura feminina domina quando as mulheres estão reunidas. Dar a essas diferenças o nome de "culturas" acentua a sua natureza profunda e emocional. A cultura feminina é alheia à maior parte dos homens e o inverso também é verdadeiro. O contato com uma cultura estranha desencadeia muitasvezes um choque cultural, que constitui uma relação visceral irracional. As outras culturas parecem-nos por vezes a primeira vista ridículas, inquietantes e equivocadas. Este tipo de sensação pode existir entre os sexos no interior de uma mesma sociedade. Em quase todas as sociedades, os homens dominam a vida política, a vida social e o mundo dos negócios".
Por essa razão, determinados discursos...
tracking img