Mulec - multi editor cooperativo para educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULEC
Multi-Editor Cooperativo para Aprendizagem

Alberto J. C. Tornaghi

TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.

Aprovada por:

_______________________________________
Prof.Jano Moreira de Souza, D.Sc
(presidente)

_______________________________________
Profa. Ana Regina Rocha, D.Sc.

_______________________________________
Profa. Janete Bolite Frant, Ph.D.

_______________________________________
Profa. Gilda Helena B. de Campos , D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL

Março de 1995

TORNAGHI, ALBERTO JOSÉ DA COSTA
MULEC: Multi-Editor Cooperativo paraAprendizagem [Rio de Janeiro] 1995
X, 88p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia de Sistemas, 1995)
Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE
1. Editor Cooperativo para Aprendizagem
I. COPPE/UFRJ II. Título (série)
Agradecimentos

Gostaria de agradecer aos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho:

Ao Jano, orientador desta tese, que melevou a abandonar a pobreza de espírito (e financeira) do trabalho que fazia pela riqueza (só de espírito) do trabalho na COPPE. Acumulou nestes anos as funções de Orientador, amigo e irmão querido.

À Ana Regina que, com seu chicote virtual e soluções criativas tanto tem colaborado para que a Educação tenha seu merecido espaço na COPPE Sistemas assim como junto aos Profissionais de Informática noBrasil.

Aos amigos que encontrei na COPPE que fizeram mais amena esta jornada, amenidade absolutamente necessária para enfrentar a Av. Brasil e o 485. Em especial à Rosa Costa -feliz descoberta num chão de sala de aula- e ao John, amigo a primeira vista. Á Claudinha, Ana Paula e todos da secretaria que fizeram a "burrocracia" parecer menos complicada do que realmente é. Agradecimentoespecial também para o Guru do LCG, Marinho que sempre fazia parecer tudo tão simples e suave e a seus discípulos patrocinadores de festas tão necessárias quanto divertidas.

Aos amigos do "Salto Para o Futuro" que, das mais variadas formas, voluntária ou involuntariamente, contribuíram para esta tese tanto com as discussões quanto pelo exemplo de competência e seriedade que conseguem imprimir edivulgar no trabalho educacional.

Ao amigos do Espaço Ciência Viva que sempre deram força e mantiveram andando o motivo primeiro de meu retorno à academia. Em especial ao Paulo fornecedor de tantos livros, artigos e toques importantes e ao Bazin, pai desta idéia e primeiro orientador, que me ajudou a ter certeza que a vida solidária e a felicidade importam mais do que os títulos.

Às professorase professores do BeJa-Logo Christina, Moniquinha, Mônica e Paulo que estiveram por perto nestes anos nos momentos de bom e de mau humor e com quem pratiquei informática educativa.

À minha família que sempre colaborou e deu suporte - inclusive financeiro - a todos os trabalhos e trapalhadas em que me meti na vida inclusive a este. Ao LCT_e_ Manina e ao Dudu, meu escolhido padrinho, quefinanciaram, a fundo perdido, meus computadores. Ao LCT agradeço também pela correção gramatical e ortográfica desta tese em parte devido ao Aurélio que saiu de seu 286 para me servir ao escrever estas mal traçadas. Ao Dudu, entre tantas outras, pelo papel onde foram colocadas tantas versões destas mesmas linhas e às duas rodas que muitas vezes me levaram à COPPE. À Guida que comprou e me emprestoupor muitos anos outro micro que, ao fim e ao cabo, só eu usei. À MRT que, não gostando de computadores e máquinas afins, financiou as quatro rodas sobre as quais andei sempre que precisei e graças a quem consegui imprimir esta tese. Ao Pedro, o mais brincalhão de todos de quem uso e usei micro, impressora, ar condicionado, secretária eletrônica e etc. À Titila e à Mamãe sob cujos tetos me...
tracking img